Autos e Motores

Gurgel: o homem que ousou criar uma marca de carros brasileira

Faltava tecnologia mas sobravam ideias ao homem que previu tendências automotivas

No dia 26 de março completam-se 100 anos do nascimento do grande sonhador da indústria automobilística brasileira. Aliás, chamá-lo de sonhador é reduzir seu papel, já que João Augusto Conrado do Amaral Gurgel foi muito além disso. Ele fundou uma fábrica de automóveis e produziu aproximadamente 35 mil veículos entre as décadas de 1960 e 1990.

o, isto sim, o personagem mais original e visionário da indústria automobilística nacional. Dr. Gurgel (como era chamado por seus funcionários) sempre pensou diferente. Já nos tempos da Escola Politécnica da USP, propôs desenhar um carro popular. Reza a lenda que um professor tentou conter-lhe o ímpeto criativo com a frase: “Automóvel não se constrói. Se compra”. Mas isso não o demoveu da ideia

Por ter se destacado no curso, ganhou da General Motors uma bolsa de estudos nos Estados Unidos, onde conheceu a fibra de vidro — material que seria utilizado na carroceria de um inovador esportivo: o Chevrolet Corvette. Voltou ao Brasil em 1953, diplomado em engenharia automotiva, e trabalhou na implantação das fábricas da General Motors e da Ford.

Motor 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *