Nacional

É #FAKE que Polícia Federal encontrou urnas com votos registrados antes das eleições, em Brasília

O Tribunal Superior Eleitoral confirmou que a PF “não realizou qualquer ação de conferência de urnas”, nem reportou qualquer outra irregularidade.

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra um homem alegando que a Polícia Federal (PF) encontrou urnas eletrônicas com votos registrados antes do início das Eleições 2022, em Brasília. É #FAKE.

O vídeo publicado na rede social Kwai tem mais de 100 mil visualizações e 4.500 compartilhamentos.

Em nota, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esclareceu que a PF “não realizou qualquer ação de conferência de urnas a serem encaminhadas aos municípios para as Eleições 2022”.

O TSE também ressaltou que a Polícia Federal não divulgou informações relacionadas ao assunto, nem reportou irregularidades nos equipamentos.

O homem que aparece no vídeo diz que os agentes foram supervisionar as urnas que estavam armazenadas em Brasília. Ele afirma que os equipamentos com votos já inseridos seriam enviados a outros municípios, o que é falso.

O método de votação usado no Brasil foi resultado de um trabalho de mais de 60 anos e, desde sua implementação, em 1996, nunca houve fraude numa eleição, segundo a Justiça Eleitoral.

Antes de o primeiro eleitor se dirigir à urna eletrônica para votar em cada uma das seções eleitorais, o presidente da mesa receptora de votos, na presença dos mesários e fiscais de partidos políticos, emite o relatório da zerésima. Este documento traz toda a identificação da urna.

Essa checagem foi publicada inicialmente por Aos Fatos. Neste fim de semana, o Fato ou Fake se uniu às iniciativas de checagem AFP Checamos, Aos Fatos, Boatos.org, Comprova, E-Farsas e Lupa para verificar em conjunto a desinformação sobre as eleições.

g1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *