Variedades

A segunda edição da Feira de Literatura de Rondonópolis FLIR, foi sucesso absoluto.

A FLIR é idealizada e organizada pela Academia Rondonopolitana de Letras – ARL, e se tornou um marco na história cultural de Rondonópolis

A ARL, que completará 12 anos de fundação, em 19 de novembro de 2025, sendo reconhecida como de utilidade pública pelo município de Rondonópolis e pelo estado de Mato Grosso, agora com esta segunda, veio mais forte, com a participação de mais escritores e empresários do ramo livreiro, além do apoio da mídia local, que reservou amplo espaço para divulgação desta que se tornou o maior evento literário da região sudeste, as mídias sociais também foi muito usado pelos organizadores como pelos amantes da cultura na propagação da FLIR.

Durante os três dias do evento, passaram pelas dependências da Câmara mais de 2.000 pessoas, e a maioria foram alunos, que participaram ativamente da feira, assistindo a lançamentos de livros, interagindo com autores, conhecendo escritores pessoalmente e parceiros do evento.

Foram distribuídos livros aos visitantes, que formaram filas para receber os autógrafos dos seus autores preferidos.

Foram 14 livros lançados, durante a feira, entre eles o livro “Minhas poesias – Frases curtas – Volume 5”, do escritor Joabe Tavares de Souza, que não pôde estar presente, devido ao agravamento de saúde.

Dez eventos, entre palestras, rodas de conversas e encontros com escritores, a maioria, aconteceram no saguão, na Sala da Ordem do Dia, no Auditório e até no Plenário Ulysses Guimarães, daquela casa de leis.

O escritor, Alexandre Enzo, foi categórico ao dizer. “Eu gostaria de agradecer à Câmara Municipal de Rondonópolis e a Academia de Letras, por organizar essa feira literária. Foi um evento muito especial, pois lá eu conheci outros autores, eu troquei livros e experiências. Apresentei os meus livros para as crianças e gostei muito do carinho delas. Estou muito ansioso para os próximos eventos como esse. Muito obrigado a todos que foram me prestigiar.

A jornalista e escritora Lucimar Collares palestrou no primeiro dia da feira, abordando o tema  “Comunicação de Primeira” trabalho focado na sua experiência como Jornalista e âncora dos principais telejornais da TV Centro América da capital, Luzimar atualmente é editora-chefe da TV Centro América, colunista do portal Primeira Página, instrutora de media training e oficinas de comunicação e oratória, pós-graduanda em Comunicação Assertiva, Influência e Negociação (PUC Minas) e autora do livro Comunicação de Primeira.

O jornalista Lucas Perrone, encantou a plateia, formada na sua maioria por crianças. Na ocasião, puderam acompanhar a evolução da imprensa e conhecer os primórdios da iniciação dos textos literários, como as crônicas e os trabalhos importantes como a produção do livro “Os sertões”, do jornalista Euclides da Cunha.

O juiz aposentado Pedro Pereira Campos e, a patrona da FLIR e advogada, Dra. Clotildes Fagundes, ambos membros da ARL, fizeram excelentes apresentações e falaram sobre e o que é a ARL – Associação Rondonopolitana de Letras, mostraram, num trabalho de memorial, a sua evolução desde a fundação, eles palestraram na tarde da sexta-feira,  último dia da FLIR – feira Literária de Rondonópolis.

No primeiro dia do evento, logo pela manhã ocorreu duas rodas de conversa, a primeira com o tema “Entre a ciência e a saga dos heróis. O que e como aprender?”, dirigida pelo professor e escritor Márcio Martins, doutorando em Estudos da Cultura Contemporânea, docente do IFMT, membro do Grupo de Pesquisa em Neurociências da UFFS e membro da ARL.

 

A Flir, com certeza,  ficará marcada na memória da sociedade local e dos amantes da literatura. Ano que vem, virá outra, mais robusta, com novas e diferentes atrações, prestigiando a todos os públicos.

“A Associação Kobra parabeniza os organizadores pelo evento. Sem dúvidas, essa foi uma experiência enriquecedora para os nossos atendidos”.

A feira Literária de Rondonópolis que já se tornou uma tradição na terra de Rondon, que já foi a “Rainha do algodão” e “Cidade do bitrem”. Quem sabe, ela ainda seja a “Cidade do livro”. Que Deus nos ouça, e que os espíritos nos guiem além fronteiras, nas páginas da história!

“A FLIR cumpriu muito bem o seu papel. Acadêmicos, escritores, palestrantes, expositores, convidados, parentes, amigos, leitores assíduos e o grande público, bem como autoridades e imprensa, tiveram a oportunidade de conhecer o que fomos e somos capazes de fazer, o que tornou esse encontro maior e melhor do que o que foi realizado em 2024. Em nome da Academia Rondonopolitana de Letras e parceiros, o nosso muito obrigado a todos vocês”, finalizou Jerry Mill, Presidente da ARL.

O projeto é objeto da Lei Aldir Blanc II, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, da Prefeitura Municipal de Rondonópolis, da Política Nacional Aldir Blanc, Ministério da Cultura, e Governo Federal.

Veja vídeo:

link https://www.youtube.com/watch?v=z-AoHIuaxV4

Vídeo  geral da FLIR

Da redação

Fotos cedidas pela ARL

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *