Autos e Motores

Carro:VW up! sai de linha e dá lugar ao novo Polo Track

Após sete anos no Brasil, o subcompacto da VW deixa de ser produzido na fábrica de Taubaté (SP)

Pouco mais de três meses após anunciar aqui o modelo 2021, a Volkswagen tira o up! de linha no Brasil. O hatch compacto, que vinha sendo produzido na planta da VW em Taubaté (SP) há sete anos, dará lugar ao novo Polo Track.

O up!, inclusive, não está mais disponível no site brasileiro da marca. Sua última atualização tinha como novidade o fato de poder levar somente quatro passageiros, assim como acontece na Europa desde seu lançamento.  

De acordo com a nova legislação no Brasil, todos os novos modelos precisam ser equipados com encosto de cabeça nos bancos traseiros e cinto de segurança de três pontos. Essa última versão, a Xtreme 1.0 TSI, vinha com esses acessórios para duas pessoas atrás e era oferecida a partir de R$ 60.090.   

Na Europa, aliás, o modelo continua sendo produzido e vendido. Na Alemanha, terra da VW, ele é oferecido em inúmeras versões, a partir de 13.500 euros (veja aqui a linha completa do up! alemão, incluindo uma versão GTI). 

A subsidiária espanhola da Volks, a Seat, também tem o up! em seu catálogo – mas apenas na versão elétrica. Chamado de Seat Mii, ele sai por 18 mil euros.

Bilhete de despedida 

A VW enviou um comunicado sobre o fim da produção. “O up! foi o pioneiro na introdução dos motores TSI produzidos no Brasil, oferecendo alta performance, baixo consumo de combustível e prazer ao dirigir”, diz a nota.  “Essa decisão segue a estratégia de renovação do portfólio da Volkswagen, que passa pela maior ofensiva de produtos da sua história no País”, conclui. 

Quem deverá ocupar o lugar do up! na fábrica será o novo Polo Track. A versão aventureira usará a plataforma MQB-A0, a mesma de alguns outros modelos da marca, como o Virtus e o Nivus.  

Pelo que ouvimos, essa nova opção de entrada do Polo terá motor 1.0 de três cilindros aspirado de 84 cv de potência e 10,4 kgfm de torque. Devem chegar por aqui também as versões 1.6 de 120 cv, disponíveis com câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades. 

A linha atual do Polo está à venda a partir de R$ 63.490 na versão 1.0 MPI e pode chegar até R$ 114.890 na topo de linha GTS. O Track possivelmente virá com um valor de entrada próximo ao MPI. Os rivais no mercado devem ser o Fiat Argo Trekking e Hyundai HB20X.  

Será que ele volta?

Assim como aconteceu recentemente com o Ford Ka, o VW up! deverá deixará saudade. Famoso por sua performance divertida e, ao mesmo tempo, pela ótima economia de combustível – especialmente nas versões turbo – o carrinho nunca chegou a ser um best-seller aqui no Brasil. 

Lançado inicialmente para ocupar o segmento de entrada da marca, por conta de sua construção, tecnologia e materiais sofisticados, ele acabou encarecendo na disputa com seus concorrentes diretos – os também subcompactos Fiat Mobi e o Renault Kwid, ambos mais em conta.  

Quem sabe o modelo da fabricante alemã volte ao Brasil no futuro com sua versão elétrica, que já circula há muitos anos na Europa? 

Fonte:Icarros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *