Geral

Cuiabá/ Dia dos Namorados movimentará cerca de R$ 113 milhões no comércio

Pesquisa da CDL aponta que 50,3% da população pretende comprar presentes, com destaque para perfumes, roupas e comemorações em restaurantes.

Dia dos Namorados movimentará cerca de R$ 113 milhões no comércio de Cuiabá

Um levantamento realizado pelo Núcleo de Inteligência de Mercado da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá) revela que 50,3% da população da capital mato-grossense pretende comprar presentes para o Dia dos Namorados deste ano. O estudo estima que cerca de 231 mil consumidores devem movimentar aproximadamente R$ 113 milhões no comércio local.

Entre os que não pretendem consumir na data, o principal motivo apontado é a ausência de uma pessoa para presentear.O planejamento também se destaca entre os consumidores: 56,36% afirmam pesquisar antes de comprar. Desses, 38% já iniciaram as buscas, enquanto 29% começam sete dias antes da data, 24% com 15 dias de antecedência e 9% deixam para a véspera ou o próprio dia.

A expectativa de gasto também é significativa. Mais de 60% dos entrevistados planejam desembolsar acima de R$ 400. Outros 20% devem gastar entre R$ 200 e R$ 400, enquanto 12% pretendem investir entre R$ 100 e R$ 200. Apenas 2,1% preveem gastos abaixo de R$ 100.

Os produtos mais procurados são perfumes e cosméticos (34,3%), seguidos por roupas (28%) e calçados (8,83%). Ainda assim, 50,66% dos entrevistados indicaram que pretendem comprar outros tipos de presentes, variando conforme o perfil do relacionamento.

Na hora de escolher o presente, 74,3% dos consumidores afirmam levar em conta o desejo da pessoa presenteada. Outros 27,8% priorizam a qualidade ou a marca, e 6,7% são influenciados por promoções ou propagandas. Além disso, 53,6% planejam comemorar a data em restaurantes, enquanto 25,5% pretendem ir ao cinema ou passear no shopping.

A maioria (72,5%) pretende comprar apenas um presente. Já 18,7% devem adquirir dois itens, 6,5% planejam dar três e 2,3% afirmaram que comprarão quatro ou mais.

O comércio físico permanece como a preferência entre os consumidores, sendo escolhido por 85,4% dos entrevistados. As lojas de bairro, shoppings e o centro da cidade lideram entre os locais preferidos para as compras. O comércio eletrônico foi citado por 20,5%, enquanto 3,6% afirmaram utilizar outros canais.

Quanto aos meios de pagamento, o cartão de crédito lidera com 34,3% das preferências, seguido pelo Pix (31,1%), cartão de débito (16,6%) e dinheiro (15,8%). O crediário foi mencionado por 1,5% dos consumidores e o boleto bancário por 0,5%.

A pesquisa entrevistou 766 consumidores e foi conduzida pelo Núcleo de Inteligência de Mercado da CDL Cuiabá.

Leiagora
Foto: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *