Internacional

Guiana denuncia três ataques em 24h vindos da Venezuela

Ataques ocorreram próximos à região de Essequibo, alvo de disputa entre os dois países, e teriam sido realizados por homens armados

A Força de Defesa da Guiana (GDF) denunciou, nesta quinta-feira (15/5), ataques sucessivos contra suas tropas próximo ao território de Essequibo, vindos do lado venezuelano da fronteira entre os dois países.

Segundo o comunicado militar, ao menos três agressões teriam acontecido em um período de 24h. Os alvos foram soldados guianenses que realizavam patrulhas no rio Cuyuni, entre as regiões de Eteringbang e Makapa.

Os ataques teriam sido realizados por homens armados, vestidos de civis, que estavam estacionados no território da Venezuela. Ninguém se feriu durante a ação.

Localizado na Guiana, Essequibo tem sido alvo de uma disputa história entre Georgetown e Caracas. A região, rica em recursos naturais, é reivindicada pelo governo venezuelano, que em 2024 chegou a promulgar uma lei para anexar o local. Até o momento, no entanto, a legislação não teve nenhum efeito prático.

Em abril deste ano, Nicolás Maduro voltou a fazer ameaças contra Essequibo – e a Guiana, consequentemente. Na época, o herdeiro político de Hugo Chávez afirmou que “mais cedo ou mais tarde” a região estará nas mãos de seu regime.

/Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *