Do leitor

DO LEITOR | ANO NOVO, ATITUDE NOVA

Atitude se constitui em um conjunto de competências que leva uma pessoa a agir de determinada forma diante de situações favoráveis ou não, segundo o seu ponto de vista.

Uma pessoa de atitude é o que chamamos de pessoa de iniciativa, aquela que diz e/ou faz o que pensa que tem que fazer sem esperar pelo comando de terceiros. Pessoa que age segundo os seus próprios princípios em diferentes situações de forma manipuladora, pessimista, submissa, negativa, positiva, neutra, racional, empática, antipática, altruísta, colaboradora, altruísta ou emocional, entre outras.

Nessa perspectiva, nos rituais comuns durante a passagem de um ano para outro, as pessoas que, geralmente, fazem planos e promessas para o ano vindouro deveriam considerar seriamente a mudança de atitude, pois não há mudanças na vida de ninguém se ela continuar pensando e agindo do mesmo jeito ano após ano!

Se continuamos projetando nos outros nossos desejos e expectativas, positivas ou negativas, não podemos esperar delas uma resposta diferente do que sempre recebemos. Em consequência, passam-se os anos e, praticamente, nada muda, mas nossa tendência é culpar “os outros”, sem sequer questionar nossas próprias atitudes que permaneceram as mesmas.

Considerando, pois, que 2020 foi um ano atípico por conta da pandemia que ceifou milhares de vidas no mundo inteiro, penso que 2021 será também um ano atípico: o ano em que cada um, indistintamente, deverá fazer uma auto reflexão sobre suas atitudes, até então, redimensionando-as de acordo com a necessidade do coletivo. Afinal, em plena pandemia, todos nós somos vítimas potenciais, portanto, não importa agir de modo a que tudo funcione de acordo com os “nossos próprios desejos”, mas, sim, os da coletividade. Ou seja, o “eu” deve deixar de existir quando a expectativa é a sobrevivência da espécie.

Nesse contexto, o altruísmo pode representar nossa própria salvação, por isso, deixar de assumir atitudes egoístas e manipuladores pode garantir a vida de cada um e a de outrem e assim por diante.

Que em 2021 as pessoas mudem suas atitudes, se necessário, de modo a que o homem possa ser digno de ser chamado “humano”.

(*) Wilse Arena da Costa, Profa. Doutora em Educação. Palestrante, Escritora e Membro Fundadora da Academia Rondonopolitana de Letras/MT, Cadeira n° 10. Contato: wilsearena@hotmail.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *