Geral

PROVENTUS FIELD DAY: Evento vai demonstrar a viabilidade da cultura do gergelim

O Mato Grosso apresentou um crescimento significativo no cultivo de gergelim nos últimos anos, e segue ganhando destaque junto aos produtores que buscam alternativas de segunda safra com boa resposta no quesito rentabilidade. O Proventus Field Day, em Sorriso, nos dias 16 e 17 de maio, trará em sua programação a apresentação de linhagens de gergelim, que fazem parte do programa de melhoramento da LC Sementes.

Segundo o pesquisador da LC Sementes, Murilo Oliveira Sampaio, o mercado para o gergelim a cada ano fica mais exigente com a qualidade do produto, seja ele para exportação ou para o mercado interno. “A cultura vem ganhando destaque, onde praticamente duplicou as áreas no ano passado, devido a problemas com o milho, o gergelim teve um aumento significativo. E o cenário tem favorecido o gergelim, seja pelas condições climáticas ou até pelas adversidades que os produtores estão enfrentando, eles veem o gergelim como uma oportunidade de incrementar uma rentabilidade extra sem correr muitos riscos”, pontuou.

No Field Day, Murilo Oliveira, destaca que serão apresentadas duas linhagens de gergelim, que integram o programa de melhoramento genético da LC Sementes. “Teremos o pré-lançamento de duas linhagens de gergelim, a LC 123 e a LC 73, com característica de um sabor mais adocicado e alta produtividade de plantas que se adaptaram bem a nossa região. E são o resultado de vários anos de pesquisa, e graças a estes estudos estamos conseguindo estes avanços e atender a demanda do mercado e cobrir estes nichos diferenciados do gergelim”, explicou.

Sobre o mercado para o gergelim, o pesquisador explica que é caracterizado pela estabilidade e com boas perspectivas com a abertura de mercados, como o chinês e de outros países daquela região. Para auxiliar nesta demanda internacional, no Brasil estima-se para safra 2024/2025, uma área plantada de gergelim de 660,3 mil hectares, com uma produção aproximada de 332,8 mil toneladas.

A primeira edição do Proventus Field Day é uma realização Proventos Pesquisa Agronômica, LC Sementes e Adisa, e tem apoio da EMBRAPA, ICA, CAT e IBRAFE. As inscrições gratuitas podem ser feitas até o dia 16 de maio, pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/proventus-field-day-culturas-especiais-o-futuro-do-agronegocio/2897520 .

Da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *