Estadual

Alunos de escola plena em Colíder desenvolvem história em quadrinhos em língua inglesa


Alunos da Escola Plena Coronel Antônio Paes de Barros, localizada no município de Colíder (650 quilômetros ao norte de Cuiabá) desenvolveram história em quadrinhos em língua inglesa. Para que o projeto obtivesse êxito, os alunos do ensino fundamental, com a mediação e colaboração dos professores Antonio Marlon de Lima Ferreira, Josiane Aparecida Oliveira e Max José Pereira, desenvolveram a disciplina eletiva “Reciclar? Let’s Go”. Como se trata de um trabalho interdisciplinar, além da língua inglesa, o projeto envolveu as disciplinas de ciências e matemática.

A disciplina eletiva é integrante da parte diversificada do currículo da escola de tempo integral, cujo objetivo é potencializar as disciplinas da Base Comum, visando o protagonismo dos estudantes.

Segundo a professora Tatiana Andrea Geram, uma das idealizadoras dos trabalhos, o projeto envolveu todas as turmas do ensino fundamental, de 6º, 8º e 9º ano, totalizando cerca de 60 estudantes, que realizaram as atividades online.

Mesmo com atividades não presenciais, os alunos tiveram o cuidado com o meio ambiente, reutilização de material e consciência quanto ao correto descarte do lixo caseiro, no contexto da pandemia.

Para a produção da história em quadrilhos, alguns alunos de cada turma se dispuseram a produzir o enredo, tirar as fotos e utilizar o aplicativo Comica para produção final do trabalho, mediado pelos professores.

“A culminância (parte final do projeto) foi a elaboração de uma Comic Strip (história em quadrinhos), em língua inglesa, com a temática voltada ao meio ambiente”, salienta a professora.

No entendimento de Tatiana Andrea, o projeto foi de suma importância para que os discentes desenvolvessem a consciência ambiental, o protagonismo estudantil, o trabalho em equipe, potencializando habilidades concernentes às disciplinas de língua inglesa, ciências e matemática, e, também, exercitando a prática de autoria de texto por meio da tecnologia.

Fonte: GOV MT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *