Esportes

Atleta rondonopolitana, Yasmin Maas, conquista 2° lugar na Maratona Internacional de Floripa

A corredora foi a segunda colocada na sua faixa etária e a 26ª geral na categoria feminina.

 
Yasmin no pódio com sua treinadora Marcela Costa - Arquivo pessoal Yasmin no pódio com sua treinadora Marcela Costa 

A Maratona Internacional de Floripa, que acontece em Florianópolis-SC, é uma das provas mais importantes do calendário anual de atletismo no país, a edição de 2023 foi realizada nos dias 25 e 26 de agosto. 

Dentre os destaques, a corredora Yasmin Suelen Maas, de 27 anos, além de figurar na 26ª colocação geral feminina, conquistou o segundo lugar na faixa etária de 26 a 29 anos, trazendo a medalha de prata para a cidade de Rondonópolis.

Conheça Yasmin

Natural de Rondonópolis, Yasmin iniciou sua trajetória no mundo da corrida há 6 anos atrás, quando começou a correr com um grupo de amigos da academia em que fazia musculação. Desde então, a atleta se interessou pelo novo esporte e buscou uma assessoria de treinos para melhorar seu desempenho individual.

Conciliando o esporte com o trabalho e os estudos, Yasmin tem uma rotina rígida de treinos. A atleta corre às terças, quintas e sábados, faz natação nas terças e  quintas e também continua fazendo musculação nas segundas, quartas e sextas-feiras.

Atualmente, Yasmin é analista de sementes e também cursa licenciatura em Matemática, na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). A atleta vai ao trabalho no período da manhã e frequenta as aulas á tarde. Os treinos são feitos no início e no final dos dias.

Preparação e desafios

Yasmin faz parte do grupo de treino Team Benites, onde é acompanhada pelas treinadoras Marcela Costa e Larissa Benites, que prestam assessoria de corrida e também fornecem planilhas de musculação específicas para o esporte. Desde 2021, o grupo se preparava para disputar a Maratona do Rio de Janeiro, que não aconteceu devido a pandemia, no período, a equipe manteve os treinos na cidade e disputaram a competição no Rio de Janeiro, em 2022. 

Atletas Team Benites

Neste ano, o desafio era a Maratona Internacional de Floripa, foram 8 meses de treinos que ficavam mais intensos dia após dia. A treinadora Larissa Benites comentou sobre o desempenho de Yasmin no período:

”Ela sempre se mostrou muito determinada e exigente consigo mesma. Treinar para essa maratona exigiu dela muita disciplina, muita abdicação e dedicação.”, disse.

A treinadora ainda falou sobre o perigo de treinar neste horário:

”Além da insegurança com a criminalidade. ainda é necessário se preocupar com motoristas embriagados ou desrespeitosos que as vezes jogam os seus veículos só para passar um susto. Pudemos contar com o apoio de outros atletas do grupo e do Diogo Martines, para garantir que ela não estivesse sozinha na rua nesse horário.”, finalizou.

Outra dificuldade para os atletas da modalidade é a financeira, ainda segundo a treinadora Marcela Costa, o esporte é pouco visto:

”A corrida de rua, apesar de ter grande número de participantes, ainda tem pouca visibilidade por patrocinadores. Viajar por nosso país com essa extensão ainda é custoso. Para participar dessa maratona a atleta precisou se organizar financeiramente para custear as passagens aéreas e estadia, assim como despesas com a alimentação.”, comentou.

Superação durante a prova 

Durante a disputa, Yasmin sofreu com o frio de 13°C e também com os ventos, condições impossíveis de replicar nos treinos. Além dos fatores climáticos, o mental também foi outro obstáculo:

”Talvez a maior dificuldade tenha sido controlar minha mente para manter o ritmo. Tem 8 meses que participo de provas de corrida e nas duas últimas que participei, eu passei mal, desmaiei e cheguei a ir para o hospital na última.”, disse.

Yasmin durante a prova 

”Fiz toda uma investigação médica com exames e não achei nada clinicamente, então venho fazendo um acompanhamento com uma psicóloga, isso me ajudou a concluir a prova bem.”, finalizou.

O percurso de 42km é em quase sua totalidade à beira-mar, ou seja, plano, tornando a prova de rua uma das mais prestigiadas pelos corredores que buscam melhorar suas marcas pessoais. A Maratona Internacional de Floripa já foi considerada uma das mais rápidas do Brasil. 

Resultado

Yasmin chegou na segunda colocação dentro da sua faixa etária de 26 a 29 anos e foi a 26ª colocada geral na categoria feminina. A atleta recebeu medalha e troféu, que foram entregues pela sua treinadora Marcela Costa.

Para a treinadora Larissa Benites, os resultados da aluna superaram as expectativas:

”Esperávamos um bom resultado de superação pessoal, mas esse pódio trouxe a certeza de que temos a honra e o prazer de treinar uma excelente atleta. Ela foi em busca de bons resultados e trouxe um excelente.”, comentou.

Yasmin posa para a foto com medalha e troféu junto com as treinadoras Marcela Costa (esq.) e Larissa Benites (dir.) .

Gazeta Digital
Foto:Arquivo pessoal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *