Não é só no Brasil que os consumidores desconfiam da qualidade dos carros chineses , principalmente pela lembrança de carros produzidos em outros tempos. Porém, atualmente, os novos  BYD Seal e Dolphin  estão entre os mais seguros disponíveis no mercado , de acordo com a “Compare the Market Australia”, uma empresa do setor de seguros e finanças.

Segundo o levantamento, o Seal foi considerado o carro mais seguro do mundo , com o Dolphin ficando na segunda posição. Os chineses superaram Kia Sportage ,  Mitsubishi Outlander e Tesla Model Y , que fecham o top-5.

O estudo da empresa de seguros levou em consideração 32 modelos disponíveis em seis mercados, e foram considerados seis pontos cruciais. Todos os modelos foram avaliados pelo Global NCAP e considerou os sistemas de segurança ofertados em todos os mercados.

Porém, o estudo aponta uma diferença de critério, o que é até comum nesses testes. A segurança individual do Tesla Model Y foi superior à dos modelos da BYD , entretanto, ele foi testado com os critérios utilizados entre 2020 e 2022, enquanto os modelos chineses foram postos à prova no padrão de 2023.  No fim das contas, o resultado do modelo crossover da Tesla foi reduzido em 25% por não obedecer os novos critérios .

Nos testes de 2023 do Euro NCAP e no ANCAP (Equivalentes ao Latin NCAP na Europa e Austrália e Ásia), tanto o Seal quanto o Dolphin foram avaliados com cinco estrelas. Itens como câmera 360º , assistente de faixa e alerta de frenagem de emergência auxiliaram para a boa avaliação.

Apesar do sucesso de vendas da BYD no Brasil , os modelos da fabricante ainda não foram testados pelo órgão regulador do Global NCAP para a América do Sul. O último teste publicado pelo  Latin NCAP aconteceu em dezembro do ano passado , quando avaliaram uma unidade do Fiat Pulse .

iG carros