Nacional

Cartão de vacinação da mãe de Bolsonaro indica que ela recebeu Coronavac


source
Cartão de vacinação da mãe de Bolsonaro indica que ela recebeu Coronavac
Reprodução

Cartão de vacinação da mãe de Bolsonaro indica que ela recebeu Coronavac

A mãe do presidente Jair Bolsonaro, Olinda Bonturi Bolsonaro, foi imunizada no último dia 12 contra a Covid-19 com a vacina CoronaVac, conforme mostrou Jair Bolsonaro em sua última live de quinta-feira, no dia 18 deste mês. Na transmissão, no entanto, Bolsonaro disse que ela tomou o imunizante de Oxford, fornecido pela Fiocruz, mas o cartão que ele mostrou indicava a Coronavac.

De acordo com reportagem do portal UOL, a data prevista para a 2ª dose que está no cartão de vacinação de Olinda, 5 de março, é a recomendada para a CoronaVac. Ou seja, 21 dias depois da 1ª dose.

Se a vacina fosse a de Oxford, como disse Bolsonaro, a 2º dose deveria ser ministrada entre 2 e 3 meses depois da 1ª. Ou seja, apenas de 12 de abril em diante.

Além disso, o comprovante indica um número de lote compatível com o imunizante do Instituto Butantan e não com o fornecido pela Fiocruz. Apesar de o cartão exibido por Bolsonaro apontar “Oxford” como fabricante, o número do lote indica que a vacina aplicada é a CoronaVac.

Você viu?

O presidente disse na live que, duas horas depois de aplicar a vacina em sua mãe, o enfermeiro retornou à casa da família, em Eldorado (SP), rasgou o comprovante de vacinação que continha a palavra “Oxford” e trocou por outro, que indicava o “Butantan” como fabricante.

“Ela foi vacinada e aconteceu uma coisa que é inacreditável. Ela mora no estado de São Paulo, no Vale do Ribeira. A imprensa noticiou, aqui comigo tá o Portal R7 exibindo a foto da minha mãe”. O presidente leu a manchete “Mãe de Bolsonaro tomou CoronaVac, mostram dados oficiais”, disse Bolsonaro na live.

E completou: “O cara (enfermeiro) foi embora, vacinou minha mãe e foi embora. Duas horas depois o cara volta apavorado na casa da minha mãe, chama a pessoa que acompanhou ela pega o cartão de vacina dela e rasga”, disse.

Depois das declarações de Bolsonaro, a prefeitura de Eldorado anunciou que vai abrir uma sindicância administrativa para apurar a acusação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *