Autos e Motores

Citroën Ami: confirmada a chegada do mini carro ao Brasil

Citroën Ami é queridinho na Europa e estará em terras brasileiras em breve

Citroën Ami cinza vista fronto lateral
 
Stellantis confirmou a vinda do modelo ao Brasil, mas preço ainda é um mistérioFoto: Citroën / Divulgação

Depois do lançamento no mercado europeu, a Citroën traz para a América do Sul o Ami, quadriciclo elétrico com jeito de mini carro feito para o transporte em grandes cidades. O modelo tem 2,41 metros de comprimento e 1,39m de largura e comporta duas pessoas. Conta com um motor elétrico de 8cv, alimentado por uma bateria de 5,5kWh posicionada abaixo dos bancos.

 

O Citroën Ami pesa 485 kg e, na Europa, pode ser pilotado por pessoas a partir dos 14 anos. A velocidade máxima se assemelha a das scooters elétricas e não passa dos 45km/h. Já a autonomia do mini carro não passa dos 80 quilômetros (ciclo WLTP). Para recarregar a bateria, basta uma tomada de 220V para restaurar a autonomia completa em três horas.

Como é o design do Citroën Ami?

Como já vimos no modelo europeu, o Ami tem um design muito curioso. Em termos de visual, o modelo é simétrico, ou seja, a dianteira e a traseira são iguais e o para-brisa é muito semelhante ao vidro traseir. Essa configuração é fruto do projeto da marca de minimização de componentes. Outra curiosidade diz respeito a abertura das duas portas, que se abrem em sentidos opostos.

Já o interior é simples e bem funcional. Revestido de plástico duro, o Citroën Ami é equipado com porta-celular, porta-copos, porta-objetos e quadro de instrumentos digital que mostra velocidade, status do câmbio e nível da bateria.

O que já sabemos sobre a chegada do mini carro ao país?

Três Citroën AMi em eletroposto vista lateral
 
O Citroën Ami tem seis cores disponíveis, além de três edições especiais, sendo uma para PCD

Até o momento, a Citroën e a Stellantis não divulgaram os detalhes da chegada do Ami à América do Sul. Porém, para anunciar a confirmação das vendas do modelo, Antonio Filosa, presidente da Stellantis para a América do Sul, e Vanessa Castanho, vice-presidente da Citroën para a América do Sul, dirigiram o Ami no Polo Automotivo da Fiat de Betim (MG).

Sobre valores, a Stellantis ainda não divulgou por quanto o Ami chegará e nem em quais modalidades o microcarro elétrico da Citroën será oferecido na América do Sul. O que já sabemos é que na Europa seu preço parte de 7.190 euros (R$ 37,5 mil) e com um bônus ecológico seu valor final pode chegar a 6.890 euros (R$ 36 mil).

Vrum

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *