Autos e Motores

Comparativo: XRE 300 e Lander 250

As duas motos que aparecem neste teste comparativo estão num segmento dos mais importantes do mercado brasileiro e representam, juntas, quase 4% das vendas de motos no Brasil. Degrau natural para quem sai da base do mercado (motos até 160 cm³) e busca mais versatilidade para uso urbano, viagens e até para encarar alguma aventura off-road, as trail Honda XRE 300 e Yamaha Lander 250 protagonizam hoje uma disputa intensa por consumidores. A Yamaha mantém desempenho de mercado melhor e vem ganhando espaço no segmento em 2019, enquanto que nessa briga pelos mesmos consumidores entram Royal Enfield Himalayan, BMW G 310 GS e Kawasaki Versys-X 300, apesar destas últimas três estarem em patamar superior.

Colocamos as duas motos para percorrerem juntas um circuito misto e por diferentes pilotos. Até procuramos grandes diferenças, mas foram tantas semelhanças nos resultados de desempenho e na opinião dos pilotos sobre cada uma que ficamos surpresos. Até o consumo ficou muito parecido no comparativo e pode ser considerado bom para as duas motos. É claro que cada uma delas tem algo a ser destacado em relação à outra, como por exemplo, o conjunto de suspensões e o conforto da Honda XRE 300 se destacam frente à concorrente, mas a agilidade do conjunto ciclístico da Lander 250 faz diferença. Do outro lado, o excesso de vibração na Yamaha e a exigência de mais giro no motor para manter a XRE 300 esperta são igualmente perceptíveis.

Como se percebe claramente neste comparativo, há vários detalhes positivos ou negativos em uma e noutra moto. Mas consideramos todos tão pouco decisivos que ousamos concluir que as duas motos tem suas diferenças, mas ambas entregam desempenho praticamente igual. Até as diferenças mais importantes não são tão sensíveis no uso prático do dia-a-dia. E se você olhar as fichas técnicas de ambas, vai perceber até que muitos dados técnicos se equivalem, colocando-as como duas ótimas opções, apesar da diferença de R$1.000,00 no preço.

Fonte: Moto Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *