Autos e Motores

Conheça o Fastrac Two da JCB, o trator mais rápido do mundo

Você certamente deve imaginar um trator como algo grande, com muita força e que trafega em baixas velocidades. O Fastrac Two, modelo projetado pela JCB, foi criado com um objetivo diferente: ser o trator mais rápido do mundo.

O modelo foi desenvolvido e construído por engenheiros da JBC, em Staffordshire, na Inglaterra. Segundo a empresa, o objetivo era construir um veículo de grande porte, que atingisse altas velocidades em rodovias e fosse capaz de trabalhar como um trator convencional.

Embaixo do capo, um motor JCB Dieselmax de 7,2 litros, com seis cilindros, um gigantesco turbocompressor, associado a um injetor de água e a um sistema de resfriamento de ar através de tanques de gelo, o que reduziu as temperaturas de admissão em 50°C.

O motor a diesel, produz nada menos que 1.843 lb.- pés. de torque e 1.000 cavalos de potência. Já a transmissão manual de seis velocidades, possuí com sistema pressurizado a ar para reduzir o esforço sobre a alavanca de câmbio de curto alcance. 

Para guiar esse trator mais rápido do mundo, nada melhor que Guy Martins, um mecânico de caminhões e de motociclista. Na verdade, Guy é mais que um simples mecânico ou piloto de motocicleta, ele é um amante dos motores. Tudo que atinge velocidades extremas, ele pilota. Incluindo até mesmo um Avro Vulcan, bombardeiro estratégico de grande autonomia.

E o resultado disso não podia ser outro: em Outubro de 2019, o modelo saiu para a pista (de aviação), em Yorkshire, no Reino Unido, para fazer os dois percursos (de ida e volta), atingindo uma velocidade máxima de 247 km/h.

Com isso, o Fastrac Two estabeleceu um novo recorde de velocidade para a categoria no Guinness, sendo contabilizado a média de ida e volta, 217 km/h e claro, ganhando o título de trator mais rápido do mundo.

Além do Fastrac Two, existe a série de tratores agrícolas de alta velocidade da JCB Landpower, parte do grupo de empresas JC Bamford, sendo produzidos desde 1991.

Eles não atingem 247 km/h, mas alguns podem chegar aos seus 80km/h – o que para um trator de trabalho pesado, já é considerado muita velocidade.

Jornal do Caminhoneiro

  •  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *