Geral

CRAS Alfredo de Castro cria horta comunitária e projeto ambiental de sucesso

O CRAS Alfredo de Castro, criou uma horta comunitária, que a princípio tinha como objetivo atender pessoas idosas como terapia ocupacional e produção de alimentos, a ideia deu tão certo que hoje está voltada para todos que queiram participar como voluntários independente de idade.

 

A prova do sucesso do projeto, foi a necessidade de ampliar o espaço com lavoura de mandioca, milho, aboboras e outras leguminosas. A própria cozinha do CRAS é abastecida com verduras e legumes produzidos pela horta comunitária, que fica dentro do próprio Crás.

O primeiro grupo foi criado em março do ano passado, pela técnica Julia Emanuelly,  que desenvolveu a ideia e agregou as primeiras pessoas ao grupo.  As hortaliças são colhidas pelos participantes e levadas para abastecer suas necessidades alimentar.

Há também um intercambio de sementes e mudas, muitos trazem mudas ou sementes e levam outras que não tem em casa, isso é uma maneira de fomentar o interesse nas pessoas, em fazer suas próprias hortas no seu quintal, promovendo assim a chamada economia doméstica, eles produzem nos próprios quintais e deixam de comprar estes produtos no comécio e esta economia pode ser direcionada na compra de leite e pães por exemplo, melhorando assim a alimentação da família. 

Já o projeto Beija- Flor, direcionado para as crianças foi desenvolvido pela técnica Cristiane Mendonça da Fonseca, em janeiro deste ano e tem como objetivo levar conhecimentos ambiental para as crianças, como plantar e cuidar das árvores, como tratar e acondicionar o lixo corretamente, a impotância dos animais e o meio-ambiente, este projeto ensina as crianças na prática e também na teroria, através de palestras ministradas pelos técnicos e pelo Paulo Silas que é biólogo cedido pela Secretária de Agricultura do Município,  para dar suporte aos projetos.

Na última semana foi feito plantio de árvores frutíferas e ornamentais no Afredo de Castro II, onde as crianças colocaram a mão na massa, com a supervisão dos técnicos.

Toda equipe do CRAS Alfredo de Castro está orgulhosa com o sucesso que estes projetos tem alcançados, aqui os voluntários se sente muito a vontade e trabalham com dedicação e amor, disse Rosália Lima, coordenadora do CRAS do Alfredo de Castro

Da redação

Fotos: cedidas pela coordenação.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *