Do leitor

Do leitor|Professor como agente contemporâneo

O educador como orientador de seus educandos, torna-se grande aliado no processo de ensino aprendizagem, seja por teoria, metodologia ou técnica, sendo ele contribuidor para a transformação de seus educandos, sendo assim, o professor nada mais é, do que um agente transformador. Porém, é preciso que o professor acredite que o lúdico através de jogos e brincadeiras, seja uma base de ensino, e não apenas uma atividade de apoio, torna-se necessário modificar suas aulas, muitas das vezes adequar-se as novas atividades, inovar-se na prática pedagógica dando a seus alunos, espaço para que se desenvolvam. Segundo Vasconcellos (1995, p.74), os professores devem partir da realidade dos alunos, compreender suas necessidades e encontrar novas alternativas de interação. Durante a fase de mudança, percebe-se que isso é importante até que desenvolva um novo hábito.

Maluf (2003, p.32) acredita que o professor que não goste de brincar, nunca irá observar seus alunos vivenciando práticas lúdicas e também nunca reconhecerá o valor da brincadeira na vida da criança.

Desta forma, o professor deve permitir que mais jogos, mais brincadeiras e mais brinquedos entrem no seu espaço pedagógico, que busque mais informações e enriqueça suas experiências e as utilize na construção do aprendizado de seus alunos.

O jogo é construtivo, pois promove ação do indivíduo sobre a realidade, no caso transforma a criança em um ser ativo, dentro da realidade. A brincadeira é considerada muito comum na vida humana, promove sensação de liberdade, sentimento de alegria e contentamento.

O professor como agente contemporâneo, deve entender também que, nem todos os jogos e brincadeiras significam divertimento, pois o ato de perder pode levar o aluno a sentimentos negativos como frustrações, rebeldia, insegurança, enfim sentimentos que devem ser trabalhados na escola para que possibilite a criança a novas iniciativas.

Aldeny Alves Oliveira é graduada em Ciências Biológicas pela UFMT, graduação em Pedagogia pela FAERP.(Faculdade entre Rios do Piauí), pós-graduação em Saneamento Ambiental, pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza, pós-graduação em Ludopedagogia pela Prominas, pós-graduação em Autismo pela Dom Alberto.

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