Opinião

Editorial: 45 milhões de brasileiros preferem não ter conta em banco.

Mais de R$ 800 bilhões de reais, é o valor em dinheiro vivo que circula anualmente em todo Brasil sem passar pelos bancos, esse valor todo circula nas mãos de pessoas que preferem não ter uma conta bancária, o custo de manter uma conta em uma instituição bancaria é muito alto, é o que dizem algumas dessas pessoas.

Parcela significativa da população entre os quais empreendedores, ambulantes e trabalhadores autônomos, fazem parte desse contingente que preferem passar longe do sistema bancário e faz o dinheiro circular direto de mão em mão sem passar pelos bancos.

Mais de 45 milhões de brasileiros, fomentam essa economia desbancarizada, por acharem os custos das tarifas e juros cobrados pelo sistema muito altos, e assim preferem ter dinheiro vivo nas mãos.

Economistas de plantão, dizem que com isso a economia perde e perde também os que fizeram essa opção, e assim eles estão prejudicando o crescimento econômico do país, pura balela é o que pensa alguns. Pois o sistema financeiro só pensa em ganhar, quando oferecem alguma coisa, pode ter certeza que a facada vem junto. Muitos preferem juntar o dinheiro por meses a fio para adquirir a vista e com desconto o bem desejado.

A maioria das pessoas que preferem não ter conta em bancos estão nas classes econômicas C,D e E, ou seja são pessoas de baixa renda, caso abram uma conta em um estabelecimento bancário qualquer, parte do pouco que ganham ainda vai ser descontados em taxas e manutenção da conta.

Os 817 bilhões que circulam direto no comércio, faz a alegria dos proprietários de pequenos estabelecimentos comerciais, na verdade são pequenos valores guardados em casa. Muitos ainda preferem cultivar a antiga mania de guardar dinheiro de baixo do colchão, por não confiarem no sistema bancário do país.

Da editoria.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *