Opinião

EDITORIAL: A verdade vós fará livres

O samba enredo, da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira deste ano, tem como título “ A verdade vos fará livres” começa com o apelo. Senhor, tenha piedade – Olhai para a terra – Veja quanta maldade – Senhor, tenha piedade – Olhai para a terra – Veja quanta maldade…

Eu sou da Estação Primeira de Nazaré – Rosto negro, sangue índio, corpo de mulher – Moleque no buraco quente – Meu nome é Jesus da Gente -Nasci de peito aberto, de punho cerrado -Meu pai carpinteiro, desempregado – Minha mãe é Maria das Dores Brasil… e por aí vai, até encontrar com a rima da intolerância.

Eu tô que tô dependurado – Em cordéis e corcovados – Mas será que todo povo entendeu o meu recado? – Porque, de novo, cravejaram o meu corpo – Os profetas da intolerância – Sem saber que a esperança – Brilha mais na escuridão.

Não tem futuro sem partilha – Nem messias de arma na mão – Pega a visão – Eu faço fé na minha gente – Que é semente deste chão.

Os poetas das escolas de samba, sempre levam para a avenida as dores e as alegrias do povo brasileiro, agora foi a vez da Mangueira, levar um enredo, dando voz e reproduzindo os clamores das ruas, com “A verdade vos fará livres”, este ano não foi diferente, colocaram na poesia toda a desesperança de uma nação, que vive momentos instáveis, seja por conta do desemprego, falta de saúde, e segurança, entre outras mazelas que aflige nosso povo.

A Estação Primeira de Mangueira, espera levantar uma arquibancada repleta de turistas e de gringos, com seu grito de libertação, na esperança que ele ecoe pelos quatro ventos e chegue até quem realmente pode mudar o estado de espírito desse povo sofrido.  

Está é também a esperança de 220 milhões de brasileiros, que faz coro com o enredo da escola, e esperam que o Presidente do Brasil, deixe de dar bananas para repórteres e para o povo, assumindode vez a posição de estadista que ele ocupa.

Da Editoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *