Opinião

EDITORIAL: Afinal somos todos Babacas

O Deputado Rodrigo Maia, que em uma entrevista concedida no dia seis de fevereiro desse ano disse ao entrevistador que todo mundo consegue trabalhar até 80 anos, quando questionado sobre a reforma da Previdência.

O então recém empossado presidente da Câmara dos Deputados, com certeza absoluta, desconhece os dados do IBGE de 2018, diz que a expectativa de vida dos brasileiros é de 75 anos, caindo para até 58 nas regiões mais periféricas onde a água tratada e o esgotamento sanitário ainda é uma utopia. Na conta do ilustríssimo deputado a Reforma da Previdência é realmente necessária para o país “…ou nós aprovamos a reforma com urgência ou o Brasil vai quebrar, disse ele. Sou obrigado a concordar com o Rodrigo Maia, pois os nossos aposentados já estão trabalhando até 80 anos ou mais, para complementar essa aposentadoria defasada que o Instituto de Seguridade paga aos mesmos.

Vamos tomar por exemplo o casal Brasilio Souza de Oliveira, de 81 anos, que sai de manhã bem cedo do bairro onde mora, empurrando seu carrinho cheio de picolés, cremosinhos e sorvetes para vender na Praça Brasil, deixando sua esposa Loir Porto de Souza, de 78 anos na sua velha máquina de costura, consertando roupas para terceiros, tudo isso para complementar o miserável salário de minguados R$ 998,00 reais por mês, que o INSS paga aos que contribuíram por trinta e cinco anos, ou por terem direito adquirido após completarem 65 anos de idade, no caso homem e 60 mulher.

Infelizmente, todos que estão no poder executivo, legislativo até mesmo no judiciário, não estão nem aí para a classe mais pobre e trabalhadora da nação. Estão preocupados em aprovar reformas que cada vez mais empobrece a base da pirâmide social. Enquanto isso deixam de cobrar dívidas gigantescas de empresas inadimplentes com o Instituto, e quando cobram parcelam em até (absurdos 115 anos) como é o caso das lojas HAVAN, (Luciano Hang dono da mesma, fez campanha aberta para o atual ocupante do Planalto, possivelmente tudo já estava acertado) pois foi o primeiro acordo firmado entre devedor e o INSS. Este caminho também trilharão a JBS que deve ao INSS a bagatela de 2,4 bilhões, a Associação Educacional Luterana do Brasil, que deve apenas 1,860 bilhão oitocentos e sessenta milhões de reais, e assim por diante. Na lista de devedores acima de um bilhão figuram 500 empresas muitas das quais já abriram falência, e o governo não agiu a tempo para receber dos devedores do Instituto, por incompetência dos gestores e malandragem dos fiscais, no geral a custo de propinas, que deram bilhões de prejuízo aos cofres da Previdência e aos aposentados como um todo.

Com essa reforma vão sufocar ainda mais os aposentados, solapando de vez a frágil estabilidade financeira dessas pessoas que dependem da aposentadoria para viver. Mas para nossos “administradores” nós podemos trabalhar até 80, quiçá 90, ou mais anos, para garantir os seus altíssimos salários e mordomias das quais eles não abrem mão de jeito nenhum. Afinal somos todos BABACAS.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *