Opinião

Editorial: Estamos todos vulneráveis.

O estado de Mato Grosso conta com poucos leitos hospitalares, especialmente UTIs. Pequenas cidades do interior nem sempre tem o básico necessário para atender casos mais complexos, como é o caso do coronvírus

Para atender os quase três milhões e quinhentos mil habitantes, o estado dispõe de apenas de 287 UTIs. A Organização Mundial de Saúde, recomenda um leito para cada 10 mil moradores, nesse caso, seria preciso que no estado tivesse 1.044 leitos de UTIs em funcionamento. Mas hoje a população conta com apenas 287, ou seja, contabiliza um défitic de 757, isso mostra o quanto o estado está despreparado para uma possível epidemia do coronavírus.

Não devemos colocar a culpa só no atual governo, essa situação vem se arrastando a mais de 40 anos, entra governo e sai governo, que nunca encararam o problema, com a seriedade que o caso merece. Eles, um após o outro, sempre fizeram circo quando construíram alguma unidade de saúde, ou hospitais, até mesmo algumas poucas unidades de UTIs, sempre foram inauguradas com pompas e foguetórios para alardear “seus” feitos, que na verdade é apenas obrigação de qualquer gestor que se preze.  

Portanto se faz necessário que cada um, tomamos para nós a responsabilidade de não contrair nem ser vetor desse vírus que é mortal, vamos fazer nossa parte, pois bem sabemos que o estado de Mato Grosso, por irresponsabilidade decenal, não tem condições de atender todos que por ventura venha contrair a doença.

Como cidadãos, precisamos atender o chamamento para a quarentena, evitando sair de casa sem que seja em extrema necessidade, isso diz respeito também não provocar aglomeração de forma alguma. Com todo esse cuidado, que é nossa responsabilidade. O estado com certeza não terá condições de atender todos os pacientes em caso de agravamento da situação.

Da Editoria: JC Garcia

Foto: Internet

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *