Opinião

Editorial: Preservar o meio ambiente é responsabilidades de todos

 

O conforto e o desenvolvimento que o progresso trás e mais importante do que preservar a natureza? Em 2007, 67% das pessoas entrevistadas responderam que sim, para o IBOPE.

Em 2018, este número aumentou para 82% diz o WWF, e tem sido motivo de orgulho entre as riquezas naturais do nosso país. Porém, existe uma diferença bem clara entre o discurso e a prática. Falar que se importa é uma coisa, mas de fato tomar uma atitude em defesa do meio ambiente e mudar de comportamento é outra história. Nosso país está entre os que acumula o maior índice de desmatamento, do mundo. Reciclamos pouco mais de 4% dos nossos resíduos e o pior é que elegemos governantes com claro descaso por questões ambientais, na hora de votar é necessário observar as propostas que os candidatos apresentam para o meio ambiente, após eleitos devemos cobrar as realizações das mesmas, mais que cobrar exigir que ele as cumpram.

Precisamos tomar atitudes em benefício da natureza, cobrando dos nossos gestores, tanto federal, estadual e municipal, atitudes como demarcação de áreas indígenas e reservas florestais, preservação de nascentes e matas ciliares, seja nas zonas rurais ou urbanas, mas antes de tudo precisamos mudar nosso comportamento com relação aos bens naturais que ainda nos restam

Quanto mais distantes estivermos do meio natural, menos nos importamos com sua preservação e conservação.

A ganância, o egoísmo e o individualismo, tem feito com que o que mais importa é o lucro rápido, a maioria das pessoas pensam, o futuro não é problema nosso. Esquecemos que se não tomarmos uma atitude agora, o Planeta está em risco, precisamos sair da nossa zona de conforto e tomar atitudes urgentes com relação ao futuro que vamos deixar para nossos filhos e netos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *