Autos e Motores

Entenda porquê a Austrália possuí os maiores caminhões do mundo

A história dos mega caminhões:

Em meados de 1930 a 1940, o governo australiano utilizou o primeiro mega caminhão para transportar cargas e suprimentos até o parte norte do país, área que ainda era considerada remota e até então só era acessível por trens e camelos.

Apelidado de AEC Roadtrain, o veículo era composto por um caminhão (8×8) e mais duas carretas, somando um total de 16 eixos. O protótipo possuía 130 cavalos de potência e era capaz de tracionar até 46 toneladas de carga útil.

Com isso, a história da Austrália com os trens rodoviários se deu início e possibilitou que a próprio governo entende-se a importância desses veículos para o transporte de cargas no país.

Cada estado da Austrália possuí uma legislação diferente sobre as dimensões máximas, peso bruto total e número de semirreboques acoplados.

Cavalo mecânico + duas carretas:

Conhecidos como trens rodoviários duplos, essa configuração tem acesso permitido em grande parte do país e em todas as grandes cidades.

De acordo com a legislação, esse trem rodoviário pode ter até 35,0 metros de comprimento. Já configurações acima de 36,5 metros possuem rotas pré-definidas.

Cavalo mecânico + três carretas

Trens rodoviários triplos (três reboques) operam no oeste de Nova Gales do Sul, oeste de Queensland, Austrália do Sul, Austrália Ocidental e Território do Norte.

Em 2012, foi aprovado uma lei que permite trens rodoviários triplos com até 36,5 metros de comprimento, operar nas mesmas rotas pré-definidas dos trens rodoviários duplos de 36,5 metros.

Trens rodoviários com mais de três carretas:

Existem também, caminhões que ultrapassam a quantidade de três, quatro e até cinco carretas rodando na Austrália.

Esses veículos são empregados no transporte de grãos, minério, combustíveis e de animais em propriedades privadas do país.

Fonte: Jornal do caminhoneiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *