divulgação/Renault – Renault Kwid foi um dos destaques do ranking de emplacamentos de fevereiro

O mês de fevereiro apresentou uma nova situação no mercado de carros zero km no país. As lideranças seguem inalteradas:  Fiat Strada e Volkswagen Polo seguem como os mais vendidos do país, mas os compactos voltaram a crescer no mês, segundo os dados da  Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) 

Strada se manteve como comercial leve mais vendido do mercado com 8.568 emplacamento , mais que o dobro da  Volkswagen Saveiro (4.127). No total, a picape compacta superou o Polo por apenas 505 unidades , com o hatch compacto emplacando 8.063 unidades.

O próprio Polo aumentou as vendas de janeiro para fevereiro em 585 unidades e ultrapassou o Hyundai HB20 , que agora é o quinto entre os automóveis.

Fiat Argo não traz grandes novidades há quase dois anos, mas segue vendendo bem
Divulgação/Fiat – Fiat Argo não traz grandes novidades há quase dois anos, mas segue vendendo bem

Na sequência aparece o Fiat Argo , uma grata surpresa no ranking, com 6.507 unidades vendidas . Em relação a janeiro, o hatch se manteve entre os mais vendidos, entretanto, em relação ao fim de 2023, o Argo pulou cinco posições na tabela de emplacamentos .

As vendas dos compactos  Fiat Mobi e  Renault Kwid foram bem elevadas. O Mobi emplacou 6.288 veículos, enquanto o francês ficou logo atrás, com 242 unidades de desvantagem. Esses subcompactos, que brigam pelo posto de carro mais acessível do país , se beneficiaram de condições exclusivas ou promoções feitas pelas fabricantes no último mês.

Vale ressaltar também a queda do Chevrolet Onix Plus , da 10ª posição em janeiro (3.559) para a 14º (3.259), apesar de a retração na quantidade de unidades emplacadas não ter sido tão grande.

BYD Dolphin foi o segundo BYD mais emplacado em fevereiro
Divulgação – BYD Dolphin foi o segundo BYD mais emplacado em fevereiro

O desempenho dos  carros elétricos merece ser destacado. O queridinho de 2023, o BYD Dolphin , liderou o segmento mais uma vez, com 1.807 unidades registradas. Entretanto, o carro mais emplacado da BYD foi o SUV híbrido Song Plus , com 1.901 emplacamentos. A dupla superou nomes consolidados no mercado como Peugeot 208 ,  Citroën C3 e Toyota Yaris sedan .

Vale destacar o  GWM Ora 03 com 588 emplacamentos e o BYD Seal , com 455. A dupla superou modelos como  Honda ZR-V (390),  BMW X1 (384), Nissan Sentra (356) e  Volkswagen Tiguan (279).

iG