Autos e Motores

Fluido de freio: troca deve ser feita a cada 2 anos; entenda o motivo

Fluido de freio é higroscópico e desrespeitar o prazo de troca dimunui a eficiência do sistema e coloca a sua vida em risco

Reservatório não deve ser aberto para conferir nível ou completá-lo (Foto: Shutterstock)

Eu espero que você não pertença a aquela maioria quase absoluta de motoristas que se esquece de uma manutenção fundamental no automóvel: a troca do fluido  do freio. Ela tem que ser feita a cada dois anos, e tem gente que acha que é por quilometragem.

“Eu não preciso trocar eu só rodei 2.000 km com meu carro”. Nada disso, o fluído de freio é higroscópico: significa que ele absorve a umidade presente no ar.

Por essa característica, você não  pode nem abrir a tampa do reservatório do fluido: você só  olha se ela está no nível pelo depósito que é transparente.

Como o fluido de freio absorve a umidade acaba se formando pequenas gotículas de água nele. O freio trabalha em altas temperaturas que vai além do ponto de ebulição da água (100 °C). O fluído de freio foi feito para  resistir a essa alta temperatura,  gerada pelo atrito do disco com as pastilhas.

As gotículas que o fluido de freio absorveu vão formar bolhas e diminuir a eficiência do sistema. Entendeu porque a importância de  trocar o fluído do freio a cada dois anos?  Confere no manual do seu carro, lá está. Ok?  Não esqueça, porque com freio não se brinca.

Gostou dessa dica? Deixe seu comentário.

AutoPapo/Boris Feldman

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *