Autos e Motores

Fusca e Kombi serão relançados em março, como elétricos e fabricantes diferentes

Ferdinand Porsche e Ben Pon talvez não imaginassem os caminhos a serem percorridos por dois ícones da história do automóvel, ambos da Volkswagen.

Fusca e Kombi se tornaram dois produtos que, no pós-guerra, mudaram literalmente a cara da indústria automobilística mundial, influenciando concorrentes e flertando com a contracultura.

Hoje, após mais de 60 anos do auge dessa dupla de carros, que ultrapassou a imagem de simples produtos industriais, suas linhas clássicas continuam a inspirar e, desta vez, vislumbrando o futuro.

Por mais estranho que pareça, Fusca e Kombi estão renascendo. Não exatamente como produtos de baixo custo, acessíveis e de mecânica tão simples, que algumas chaves eram necessárias para mantê-los.

Agora retornam como elétricos, um pelas mãos de chineses. Outro, pelas de alemães. 

Olhando para frente, mas com o passado dessa dupla na lembrança, Great Wall e Volkswagen decidiram apostar na nostalgia.

A primeira não necessariamente tem laços com o Fusca, mas inspirou-se nele para trazer seu Punk Cat à luz, como uma releitura do que poderia ser de fato, um Fusca ID.

A chinesa reproduziu as linhas clássicas do primeiro Volkswagen, com direito até à para-choques “laminados” e as quatro portas que não fizeram assim tanta falta no Fusca, embora já tenham pensado nisso.

Com lançamento em 30 de março, o Punk Cat quer seu lugar ao sol na China, um país que praticamente não conheceu o popular da Volkswagen.

Semanas antes, em 9 de março, a Volkswagen mostrará ao mundo sua releitura da Kombi. Paralela à herdeira espiritual T7, a nova Kombi chega como uma minivan elegante e igualmente elétrica.

Os vincos e formas da icônica utilitária, idealizadas pelo importador holandês, são claramente vistas no novo produto, que será conectado e terá autonomia em torno de 500 km.

A VW quis resgatar até a essência da Kombi ao trazer de volta a versão furgão, que será de fato vendida pela divisão comercial da montadora.

Diante de um futuro que alguns temem, tanto pela eletrificação quanto pela condução autônoma, linhas que inspiram como Fusca e Kombi, podem compensar essa mudança radical no mundo do automóvel.

Notícias Automotivas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *