A década de 90 é lembrada com saudade pelos fãs da linha Chevrolet . Naquele período e, na verdade até alguns anos antes, a marca trazia a sua linha  Opel para o nosso mercado. Nos anos 80 com alguma defasagem mecânica e de tecnologia. Mas a reabertura das importações também abriu novas possibilidades.

A partir daquele momento a Chevrolet tinha oportunidade de trazer os modelos da subsidiária europeia com tecnologia de primeiro mundo. E o mercado estava ávido por novidades tanto em termos de design quanto mecanicamente falando. Isso incluía as injeções eletrônicas monoposto também.

Vectra foi lançado no velho continente em 1988. Ele chegou por aqui em três versões: GLS , CD e a esportiva GSi . Sem dúvida nenhuma esta última conseguia reunir um conjunto mecânico excepcional, com lendário C20XE , além de um design que foi referência em termos de coeficiente aerodinâmico.

A versão GSi trazia as rodas de 15 polegadas com desenho muito próprio. Além disso o aerofólio discreto na tampa traseira e uma padrão de adesivos que fez história. O seu estilo até um pouco discreto escondia um desempenho avassalador para os anos 90.

Uma de suas características mais interessantes era o seu motor C20XE , ao qual me referi dois parágrafos acima. Ele também é usado por outros esportivos e sangue quente da Opel , como o Calibra . Com seus 150 cv aspirado entregava força e subia de giro rapidamente trabalhando em conjunto com um excelente câmbio manual de cinco velocidades.

Essa combinação explosiva, no melhor sentido da palavra, fez dele o carro mais rápido do Brasil em 1993 atingindo quase 200 km/h , uma barreira transponível somente para supercarros como Porsche e Ferrari . Um sedã acessível, mesmo caro para os nossos padrões, chegar perto disso era algo fora do comum.

O exemplar da matéria é de 1993, primeiro ano desta versão esportiva. Ele ainda não traz algumas características que ficaram famosas no modelo, tais como teto solar e o computador de bordo. Por outro lado a diversão é garantida com esse conjunto mecânico singular que fez história aqui e lá fora.

iG carros