Política

Grupo de ambientalistas visitam a nascente do Arareáu

O Grupo Arareáu de Pesquisa e Educação Ambiental, membros do CPT Comissão pastoral da Terra e professores da UFR, Biólogos e Engenheiros Agrícolas, estiveram visitando as nascentes que formam o ribeirão Arareáu, onde verificaram in-loco as condições das mesmas.

Até porque é o único rio que nasce e desagua dentro do município de Rondonópolis, a grande preocupação desses grupos é a preservação das nascentes que alimentam o mesmo, suas matas ciliares e a população ribeirinha, tanto a rural quanto a urbana, que depende desse manancial para sua sobrevivência.

Em 2012 foi feita uma reunião com a comunidade do Bananal que tem à frente o senhor Baltazar, essa comunidade estava passando por falta de água pois várias nascentes haviam secado naquela região, então abraçaram a causa e junto com o grupo GAPEA (Grupo Arareáu de Pesquisa e Educação Ambiental) já recuperaram mais de quarenta e sete nascentes.  Foi um trabalho de conscientização que demorou um certo tempo depois tomou corpo e a população foi aos poucos aderindo ao projeto.

No processo de recuperação tanto de nascentes quanto da mata ciliar, temos usado mudas de plantas nativas que possam ser exploradas comercialmente pelos ribeirinhos. Esta visita foi para mapear as dez nascentes a serem recuperadas, conforme o edital do ISPM.

 Veja o vídeo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *