Variedades

HISTÓRIA: Carlos Paniago O pai da rádio difusão de Rondonópolis

No dia 15 de dezembro de 1969, entrou no ar a Rádio Braniff AM, primeira emissora de rádio difusão de Rondonópolis, sob o comando do radialista Carlos Francisco Paniago. Com uma larga experiência no rádio e com passagem por emissoras como as Rádios Bandeirantes de São Paulo e Rádio Cultura de Campo Grande MS, Carlos Paniago, foi convidado pelo empresário Pedro Rosa, que era sócio majoritário da então embrionária rádio Braniff, para montar colocar no ar e comandar a primeira emissora de rádio de Rondonópolis. 

Foram aproximadamente seis meses de bastante trabalho, desde a montagem dos equipamentos finalização do estúdio e seleção e contratação de locutores e apresentadores. O primeiro a ser contratado foi Nhô Roberto, que fez o primeiro programa sertanejo da emissora, em segundo veio o Antônio Ribeiro Torres, depois vieram Benedito Rodrigues da Cunha, o B. Cunha, Nelson Lopes  formando o quadro inicial de locutores da Saudosa Rádio Braniff.

Por quase cinco anos Carlos Paniago apresentou o programa de variedades “Divertindo com o Tio Paniago” que era levado ao ar todos os sábados, das 8 horas ao meio dia, a grande audiência consagrou o programa e seu apresentador.

Carlos Paniago, montou uma grade muito eclética na programação, onde tocava os sucessos da velha e também os sucessos do movimento chamado Jovem Guarda. Montou ainda uma programação de rádiojornalismo de sucesso  no horário nobre da emissora, a programação sertaneja da rádio tinha grande audiência tanto na zona rural como na cidade.

Anos depois Paniago deixou a Rádio Braniff, e foi para a também saudosa Rádio Clube de Rondonópolis, já como sócio  e diretor da nova emissora.

Todos esses anos dirigindo, apresentando e fazendo locução frente aos microfones mais badalados de emissoras de todo o leste do estado de mato Grosso, (Hoje região sudeste) por esses trabalho pioneiro, Carlos Paniago é considerado o paí da Rádio difusão na cidade de Rondonópolis.
Da redação

Foto: Arquivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *