PolíticaVariedades

HISTÓRIA: Luizão, o homem do sapato branco fez história e deixou grande legado ao desenvolvimento da cidade

Luizão, como era conhecido popularmente Luiz Carlos Ferreira dos Santos, veio para Rondonópolis em 1959, a convite de Aparecido Rizzo, que era tio da sua esposa e grande empresário do ramo de beneficiamento de arroz na cidade. O empresário disse a ele que, como mestre em construção, teria ótima oportunidade já que a cidade estava em pleno desenvolvimento e demandava de pessoas especializadas nessa área.

Então Luiz Carlos dos Santos recém-casado, resolveu se mudar com sua esposa dona Aparecida Bonato dos Santos para Rondonópolis, aqui ele trabalhou como construtor de prédios que abrigaram comécios importantes como as Casas Pernambucanas, ainda na avenida Marechal Rondon entre outros. Luizão se tornou um construtor famosos e requisitado na cidade

Luiz Carlos Ferreira dos Santos, o Luizão, nasceu em 27 de novembro de 1929, em Macaúbas, cidade do interior da Bahia, viveu um tempo em Presidente Prudente S. Paulo, onde ele teve um realacionamento do qual nasceu um casal de filhos, (não foi possível saber os seus nomes ), assim que terminou esse casamentoLuiz carlos, veio para Dourados ainda muito jovem, se tornou construtor civil, profissão na qual atuou, tanto em lá como em Rondonópolis, cidade que adotou, para viver e criar sua família.

Aqui, Luizão apaixonado por futebol e grande incentivador do esporte, fundou o Santos Futebol Clube, que foi um dos melhores times do futebol amador da cidade, não por falta de mascote, que eram as três filhas do Luizão, fundador e presidente do time, Rute, Rosely e Rosangela.

Toda vez que o glorioso Santos entrava em campo, principalmente contra o seu arquirrival Batidinha era o clássico dos clássicos as torcidas, enchiam o velho Luthero Lopes, tempo em que as torcidas se respeitavam e comemoravam sem nenhum tipo de agressão

Talvez por sua paixão pelo futebol, e por respeito aos seus atletas que eram tratados por ele como membros da família e por ser um homem caridoso, fez dele uma pessoa muito popular e querida na cidade.

Essa paixão pelo esporte, influenciou suas filhas a praticarem outras modalidades esportivas, como Handebol, Vôlei e Natação, por várias vezes elas participaram dos Jogos Estudantis que aconteciam na cidade,.

A popularidade de Luizão o levou para a política, era um cabo eleitoral dedicado e combativo, sempre defendendo os seus e os ideais dos seus candidatos. Estava presente em cima e embaixo dos palanques nos comícios apoiando incondicionalmente e levando as propostas do político da sua preferência.

Em 1976, saiu candidato a vereador, ficando como 3º suplente.

Em seguida foi nomeado investigador de Polícia, pelo então Governador Garcia Neto  

Luizão vestia se sempre de branco, da camisa aos sapatos, até hoje é lembrado por essa maneira peculiar de se trajar.

Dona Aparecida Bonato, esposa do velho guerreiro Luiz dos Santos, foi uma mãe exemplar na criação das três filhas do casal, ela sempre encaminhou as meninas nos caminhos do bem, por ser evangélica, a casa do casal estava sempre cheia de irmãos e membros da Igreja da qual ela fazia parte.

Duas das filhas do casal Rute e Rosangela nasceram em Rondonópolis. Em uma viagem de fim de ano, que a família sempre fazia, para passar as festividades com a genitora de dona Aparecida, Rosely nasceu em Dourados, sendo a única douradense dentre as três.

Luiz Carlos Ferreira dos Santos, faleceu em 23 de novembro de 1979, deixando um legado de amor à família e ao esporte.

O prefeito Carlos Gomes Bezerra, homenageou Luizão, editou uma lei, mudando o nome da antiga rua Rio Branco no Jardim Tropical, para rua Luiz Carlos Ferreira dos Santos. Lei nº 970 sancionada em 22 de agosto de 1983. Em uma justa homenagem ao homem que dedicou grande parte da sua vida em ajudar  o desenvolvimento da terra de Rondon

Da redação

Fotos Arquivos da família.

4 thoughts on “HISTÓRIA: Luizão, o homem do sapato branco fez história e deixou grande legado ao desenvolvimento da cidade

  • Tiana Palmeira

    Eu também tive irmãos que foram grandes construtores chegamos aí também em 1959 em Rondonópolis, viemos de Alto Coité/Poxoréu e também construíram vários prédios importantes como muro do antigo Luthero Lopes e os vestiários, club Nipo brasileiro,primeira parte da Santa Casa, o club Rondonópolis Social Club,Educandário Santo Antônio,foram fundadores da Sociedade Esportiva Olaria faleceram e ninguém nunca os homenagearam. Os nomes deles eram:José Palmeira,Sílvio Palmeira e Ivo Palmeira morávamos em frente ao antigo Estádio av Bandeirantes 1447.

    Resposta
    • José Carlos Garcia

      Agradecemos e pedimos que entrem em contato pelo cel. 66999383457, temos interesse em fazer uma matéria sbre eles.

      Resposta
  • Rute

    Bgdu amigo, só hoje e q pude ler a Matéria estava fora da Cidade e internet ruim, realmente um Grande Pai de Família , um Grande Amigo para muitos que estavam com ele, não média esforços para ajudar as pessoas, sempre Presente com todos, obgdu pela Reportagem, Eu e minha Irmãs agradecemos aos Amigos que aí Fizemos e deixamos, Agradecemos a Você tbem Irmão Querido pela Homenagem feita a ele.❤️

    Resposta
  • Rosangela

    Gde homem. Saudades infinita.❤❤❤

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *