Variedades

História: O dia que Mané Garrincha jogou no Luthero Lopes.

Da esquerda para a direita: Dinho – Pretinho – Garrincha – Pedro Paulo e Maurilio Foto de 1968

Aos poucos, vamos contando a história de Rondonópolis, fatos de uma época de puro pioneirismo. Hoje vamos abordar o esporte amador e escrever um momento quase esquecido, até por aqueles que viveram estes grandes feitos do futebol local. Agremiações esportivas como Batidinha, Olaria, Vila Aurora, Santos, Paraibana e Comercial, escreveram um capítulo à parte, estes times arrastavam multidões ao antigo estádio Luthero Lopes (que ficava onde hoje é o Atacadão), as torcidas davam um colorido especial e levava alegria ao estádio, nas tardes ensolaradas e cobertas da poluição cabocla, (poeira), como dizia o saudoso radialista Clóvis Roberto Balsalobre de Queiroz, ou simplesmente Clovis Roberto.

No ano de 1968, a Sociedade Esportiva Olaria, estava há 32 partidas invictas, mas no jogo contra o Santos do também saudoso Luizão. O Santos Esporte Clube, venceu o Olaria por um gol de falta, que foi marcado por Mané Garrincha, que estava de passagem por Rondonópolis e a convite do Luizão, defendeu as cores do Santos naquela partida, num reprise inusitado do gol marcado por ele mesmo na Copa do Mundo de 1966, disputado na Inglaterra.

Em pé: Turinga – Gato – Silvão – César – Binão – Iamber – Betão – Mario – Pedro Paulo – e Gesi. Agachados: Tig – Clocy – Celso – Tinô – Humberto – Zinho – Jota Alves – Cai Cai – Delvi e Zé Galinha.

Manuel Francisco dos Santos, ou simplesmente Mané Garrincha, se notabilizou por seus dribles desconcertantes, ele é considerado por muitos como o mais célebre ponta-direita da história do futebol brasileiro. Em 1968 Mané Garrincha, passou por nossa cidade, por aqui ficou por quatro dias. Foi convidado por Luizão, ele aceitou e participar da partida que tirou a invencibilidade do Olaria, que era considerado o melhor time de futebol amador de Mato Grosso.

Da redação/José Carlos Garcia

Fotos: Arquivo pessoal Pedro Paulo.

One thought on “História: O dia que Mané Garrincha jogou no Luthero Lopes.

  • Lito

    Garrincha, esteve um bom tempo morando em Rondonópolis ali no Hotel Luzitano. Era frequente, vê-lo sentado na calçada do Hotel em uma cadeira de balanço, tomando uma branquinha. sempre muito gentil com todos que dele se acercavam. Esteve também em Poxoréo, onde fez uma partida de Futebol.Tive o prazer de conhecê-lo na sua simplicidade, que jamais podia -se dizer que estávamos com tão importante figura do Futebol Mundial. Pena que os registros fotográficos da época eram por demais restritos aos dos modernos celulares de hoje, razão pela qual não temos essa materialidade que só ficou cravada na retína.!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *