João Acaiabe, o ‘Tio Barnabé’ do ‘Sítio do Picapau Amarelo’ morre de Covid-19

Conhecido pelos papéis marcantes do universo infantil, como o Tio Barnabé do ‘Sítio do Picapau Amarelo’e o Chef Chico de ‘Chiquititas’, o ator João Acaiabe morreu em São Paulo, na noite de quarta-feira (31), aos 76 anos, vítima da Covid-19.

Ele estava internado desde o dia 15 de março, mesmo dia em que a capital de São Paulo começou a vacinar os idosos da faixa etária do ator. Na véspera, o ator chegou a comemorar a notícia sobre as vacinas nas redes sociais. O quadro de saúde de Acaiabe piorou quando deu entrada no Hospital Santa Maggiore, na Mooca. João lutava há mais de um ano para tratar um problema de  insuficiência renal e estava na fila por um transplante de rim

João Acaiabe Estudou teatro na Escola de Arte Dramática de São Paulo e, nos anos 1970 e 1980, trabalhou com Plínio Marcos nas peças ‘Barrela’ e ‘Jesus Homem’. Mas sua carreira começou um pouco antes, na adolescência, trabalhando como locutor de rádio. 

Depois de formado, Acaiabe atuou em quatro novelas na TV Tupi, antes de ir para a TV Cultura, onde conquistou destaque no programa infantil ‘Bambalalão’, entre 1978 e 1983. Em seguida, na TV Bandeirantes, atuou em diversas novelas, até chegar a Rede Globo, em 1985, para ‘Tenda dos Milagres‘, de Aguinaldo Silva.

Em 1986, foi protagonista de‘O Dia em que Dorival Encarou a Guarda‘, curta-metragem dirigido por Jorge Furtado e José Pedro Goulart, que lhe rendeu o prêmio de melhor ator e o Kikito, prêmio máximo do ‘Festival de Gramado’

João Acaiabe participou ainda de ao menos 23 filmes, como‘Eles Não Usam Black-tie‘ (1981) e ‘Casa de Areia‘ (2005), ambos atuando ao lado de Fernanda Montenegro. E, entre 2001 e 2006, deu vida ao Tio Barnabé, no ‘Sítio do Pica pau Amarelo‘. 

Seu trabalho mais recente foi entre 2013 e 2015, quando atuou como Chef Chico, no remake de ‘Chiquititas‘, no SBT. Em agosto de 2020, o Chef Chico da versão original da novela infantil, Gésio Amadeu, também faleceu de covid-19, assim como Nicette Bruno, que atuou com Acaiabe no‘Sítio do Pica pau Amarelo’, foi vítima da doença em dezembro de 2020.

Hypeness/com redação

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *