Estadual

MT recebeu até agora apenas 10% das vacinas necessárias para vacinar os grupos prioritários

O estado precisa de1.682.728 doses para atender as 841.364 pessoas dos grupos de risco.

Mato Grosso recebeu do Ministério da Saúde 161.160 mil doses da Coronavac e da Astrazeneca, até hoje. O que representa menos de 10% do total de doses necessárias para a vacinação dos grupos prioritários, que somam 841.364, de pessoas. Para atender todos que pertencem aos grupos, são necessárias 1.682.728 doses.

A quantidade de doses que o estado dispõe hoje, mal dá para atender 80% dos servidores da saúde. Falta ainda 18 mil funcionários do grupo para ser vacinados.

  • O plano nacional de imunização prevê que a primeira fase: vai atender os trabalhadores de saúde; depois pessoas com mais de 75 anos; em seguida as pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas; população indígena aldeado em terras demarcadas aldeada; povos e comunidades tradicionais ribeirinhas.
  • Na segunda fase: Pessoas de 60 a 74 anos.
  • Já na terceira fase: pessoas com comorbidades.

 

O plano estadual de imunização prevê ainda uma quarta fase que inclui os trabalhadores de educação, servidores do sistema prisional, policiais e bombeiros, integrantes das forças armadas, trabalhadores do transporte coletivo, transportadores rodoviários de carga, e presos.

Por enquanto, os laboratórios que produzem as vacinas só estão vendendo diretamente para o Ministério da Saúde.

Da redação

Foto: internet

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *