Autos e Motores

Niva o Jeep que não morre nem com a guerra

 Lada Niva, o Jeep que veio para o Brasil em 1991

O Jeep Lada Niva, nasceu em 1977 na então União Soviética, o país precisava de um veículo robusto que tivesse condições de viajar pelo inóspito território soviético. O jipinho alcançou este objetivo por conter os requisitos de robustez com mecânica simples. Por ser um veículo 4×4, ele tanto servia para o trabalho pesado como para o Off road.

Niva Bronto, versão mais sofisticada que a guerra fez sair de produção

Atualmente é produzido pela Avtovaz, fabricante dos Ladas. A fábrica planejava lançamentos e melhorias no novo Niva, chegando até mesmo desenvolver um conceito, para futuro lançamento.

Por causa da invasão à Ucrânia, os planos foram frustrados, sanções foram impostas, impedindo compra de peças e suprimentos de outros países o fabricante russo, se viu obrigado abortar todos os projetos de melhorias nos seus modelos, inclusive no Niva.

Niva Vision, modelo que seria lançado neste ano de 2023

Avtovaz teve que mudar seus planos e voltou a fabricar os conhecidos Jipinhos com peças e suprimentos produzidos dentro do país. Então o Niva voltou a ser montado com peças quase inteiramente domésticas, voltando inteiramente (ou quase) a primeira versão lançada em 1977.

Autos & Motores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *