Autos e Motores

Nova Honda CB 400 SF 2020 de 4 cilindros

Já imaginou uma nova versão da CB 400 que mantem as linhas clássicas de uma das mais famosas motos da Honda aliada a tecnologia como o farol em LED e tudo isso alimentado por um brutal motor de 4 cilindros em linha? Conheça a nova CB 400SF 2020!

Basicamente uma cópia menor da grandiosa série CB 1300 e derivada do “Project Big-1” da Honda, responsável por trazer motos com motor de 4 cilindros em linha que tenham visual selvagem e entreguem bastante desempenho ao piloto, a CB 400 Super Four é uma moto que inspira os chamados “bons tempos do motociclismo”.

Honda CB 400SF 2020

A CB 400 SF faz parte de uma linha de motos nakeds da Honda que continuam sendo produzidas initerruptamente por mais de 27 anos pela fabricante japonesa, mesmo que para um número limitado de mercados.

Apesar dessa limitação, o modelo se mantem como um grande sucesso nessas regiões e boa parte disso é por conta de manter a simples receita de quase não mudar a moto.O visual segue o padrão clássico de só ter plásticos necessários para proteger regiões específicas da moto e traz linhas que são nostálgicas.

O tanque de combustível, apesar das modificações para trazer maior conforto como as curvaturas nas laterais para melhor encaixe das pernas, continua refletindo o conceito de design de décadas atrás.

O assento inteiriço, em dois níveis, e a rabeta com a ponta da cauda levemente apontada para cima são mais alguns exemplos desse conceito.

Mas, claro, ela também mescla certas tecnologias mais atuais com esse estilo anos 90. O farol, por exemplo, continua com o clássico formato redondo, porém, agora é iluminado por LED.

O painel também, traz velocímetro e conta-giros de ponteiro dispostos em formato redondo, um de cada lado, com uma pequena tela LCD entre eles para completar as informações importantes para o piloto.

Para completar as modernidades de uma moto que transpira ser de décadas atrás, a lanterna traseira também é iluminada por LED.

Nova CB 400 2020 Motor

Com 399 cilindradas, o propulsor da CB 400SF tem 4 cilindrados em linha, refrigeração líquida e traz a exclusiva tecnologia HYPER VTEC Revo, que é um sistema de controle que converte nativamente o número de válvulas operadas por cilindro em 2 ou 4 válvulas, de acordo com a rotação do motor, resultando em força quando é preciso e economia de combustível quando necessário.

Segundo informações oficiais da Honda, esse motor é capaz de gerar a potência máxima de 56 cv (a 11.000 rpm) e tem torque máximo de 4 kgf.m (a 9.500 rpm).

Para critério de comparação, ela é quase 6 cavalos mais potente que a CB 500F e seus 50,4 cavalos vendida por aqui.

Pois é, para quem acha que só por ter um motor de 4 cilindros ela já seria muito superior que uma bicilíndrica está enganado, claro que isso implica muito mais do que “só cilindros”, mas de fato, para uma moto de 399 cilindradas ela está bem interessante.

Honda CB 400SF Especificações

Já partindo para as especificações, a nova CB 400 SF traz suspensões regulares e também freio ABS.

Começando pelas suspensões, na dianteira temos garfos telescópicos convencionais com 119 mm de curso, enquanto que na traseira a suspensão é feita por duas molas de tecnologia mais atual e que possuem 129 mm de curso.

Já nos freios ela traz sistema ABS de série com disco duplo de 296 mm na dianteira e disco simples de 240 mm na traseira. Seu câmbio é de 6 velocidades, o peso total em ordem de marcha é de 201 kg e seu tanque tem capacidade para 18 litros de combustível.

Aliás, já que estamos falando do tanque de combustível, na plaquinha de informações durante a apresentação do modelo no Tóquio Motor Show a Honda aproveitou para exibir também informações de consumo de combustível.

Nela consta que a CB 400 tem consumo de combustível de pouco mais de 21 km/l em condições normais de uso e pode chegar aos mais de 30 km/l em uma velocidade controlada de 60 km/h.

Fonte: Motorede

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *