O Brasil vai banir gordura trans até 2023

Há três tipos de gordura trans, a insaturada, conhecida como “gordura boa”; a saturada, que até pode beneficiar o organismo quando consumida com bastante moderação; e a trans, que não é recomendada em nenhuma situação. A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou recentemente a proposta que visa eliminar a gordura trans, que é associada a vários problemas de saúde, ela é muito usada em produtos industrializados. A nova resolução prevê a diminuição gradativa do seu uso pelas indústrias e por restaurantes, padarias, e serviços de alimentação em geral, chegando ao banimento total em 2023.

Entre outros problemas, ela aumenta os níveis de colesterol LDL enquanto baixas os de HDL, o que leva ao entupimento das artérias e, consequentemente provoca problemas cardiovasculares.

A grande preocupação é com a versão criada em laboratório (a hidrogenada). Ela serve para dar textura e deixar as guloseimas mais crocantes. 

O Brasil não é o primeiro país a implementar uma medida de banimento do ingrediente. Esse posto pertence à Dinamarca, que o restringiu no ano de 2003. Em 2018, foi a vez dos Estados Unidos, agora chegou a vez do Brasil. É de conhecimento dos profissionais de saúde do mundo todo, os riscos que ela representa e sua associação com doenças cardiovasculares”, afirma Alessandra Bastos.

Fonte: Saúde Abril.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *