Autos e Motores

O maior caminhão blindado da América Latina foi feito Brasil

Desenvolvido de acordo com a necessidade do cliente, modelo teve adaptações no chassi e na cabine para o transporte de valores

Por Érico Pimenta

Mercedes Axor 2644 é um carro-forte desenvolvimento especialmente pela marca alemã (Fotos: Mercedes-Benz | Divulgação)

O transporte de cargas no Brasil se concentra basicamente em meios rodoviários. Além de todos os problemas de infraestrutura que já conhecemos das rodovias brasileiras, existe ainda a questão da violência: no caso do transporte de cargas de alto valor, de 2011 a 2016, os roubos causaram um prejuízo deR$  6,1 bilhões. Por isso há uma demana cada vez maior por um incremento da segurança, inclusive de caminhão blindado.

A Prosegur, um dos maiores grupos do transporte de valores, e a Mercedes-Benz desenvolveram, em 2017, uma versão especial do pesado Axor na configuração 2644, simplesmente o maior carro-forte da América Latina. Entre as modificações aplicadas à versão blindada do Axor 2644 destaca-se a inclusão de um 2º eixo direcional pelo mercado, tornando esse cavalo mecânico, que sai de fábrica com tração 6×4, uma versão 8×4.

O pesado ganhou cabine totalmente blindada e com espaço para 4 ocupantes a fim de atender toda a legislação  do setor de transporte de valores. O modelo ainda tem um sistema de ar-condicionado especialmente projetado. Os implementos também recebem blindagem parcial ou total, que ficam a cargo de produtores especializados.

O carro-forte Axor blindado tem capacidade para tracionar até 74 toneladas quando atrelado ao implemento do tipo bitrem, criando uma combinação exclusiva de 10 eixos. Ainda nessa configuração a capacidade de carga volumétrica é de 175 metros cúbicos, sendo 100 no primeiro semirreboque e mais 75 no segundo semirreboque.

Para “arrastar” esse carro-forte, o maior caminhão blindado da América Latina tem um motor Mercedes-Benz MB OM 457 LA de seis cilindos em linha e 12 litros que desenvolve 439 cv de potência e 224 kgfm de torque.

Axor pode ser atrelado em bitrem de 2 pu 3 eixos, fazendo configurações de 8 e 10 eixos no total

Os maiores carros-fortes da América Latina, os Axor 2644 8×4, operam principalmente no estado de São Paulo, no transporte de cargas valiosas, como eletroeletrônicos, celulares, medicamentos, jóias, relógios, papel moeda, mercadorias de luxo, barras de ouro, entre outros.

O modelo faz a interligação entre as fábricas e os centros de distribuição, além de outros pontos de retirada e entrega, como aeroportos, conforme o pedido do cliente e em qualquer região do Brasil.

Por se tratar de um carro-forte cuja segurança da operação é essencial, não foram divulgados muitos detalhes do modelo ou até mesmo fotos do interior.

Autopapo

 

 

Leonardo Felix é jornalista especializado na área automobilística há 10 anos. Com passagens por UOL Carros, Quatro Rodas e, agora, como editor-chefe da Mobiauto, adora analisar e apurar os movimentos das fabricantes instaladas no país para antecipar tendências e futuros lançamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *