Política

O Secretário de Trânsito Lindomar Alves é o entrevistado desta semana

O secretário de trânsito Lindomar Alves, concedeu uma entrevista ao site HOJE, neste fim de semana, onde respondeu, perguntas diversas com relação ao andamento dos trabalhos desenvolvidos pela Secretária Municipal de Transporte e Trânsito SETRAT.

Foto: Varlei Cordova 

1 – Em que data o senhor assumiu a Secretária de Trânsito e quais os projetos que já  estavam em andamento?

Resposta – Assumi no dia 01/10/2022, havia em andamento, para fins de licitação dois projetos, a) sincronização semafórica da região central, entre Av. Dom Wunibaldo e Frei Servácio, Dom Pedro II e Fernando Corrêa da Costa; b) Implantação de 10 (dez) faixas elevadas em Rondonópolis, o contrato assinado e a ordem de serviço emitida já em nossa gestão, e está sendo executado, desde o final de dezembro. A sincronização está funcionando nos trechos citados, a própria população já sentiu o efeito positivo da ONDA VERDE, que destrava o trânsito, e facilita a vida do condutor, com ganho de tempo, eu faço questão de acompanhar  pessoalmente esse serviço que apesar de licitado, contrato assinado e ordem de serviço emitida para a CODER, ainda no mês de novembro, até o momento a empresa ainda não começou a implantar as 10 (dez) faixas elevadas, em pontos estratégicos da nossa cidade, sendo 90% delas previstas para porta de escolas.

2 – Muitas pessoas tem reclamado dos motoqueiros, que andam com escapamento aberto, empinando suas motos e fazendo zig-zag pelas ruas, o que o senhor tem a dizer sobre o assunto?

Resposta – A falta de um pátio de apreensão, desde o ano de 2019 em Rondonópolis, com o encerramento do contrato com o antigo Pátio Rondon, fez com que a situação chegasse aonde chegou, infelizmente está imperando hoje na cidade um SENTIMENTO DE IMPUNIDADE, dentre eles destaco essa questão das motos com escapamentos barulhentos, sozinhas ou em bando, a tirar a paz e o sossego das pessoas, nisso tanto os nossos Agentes de Fiscalização de Trânsito (Amarelinhos) quanto a Polícia Militar tem ficado de mãos atadas, por não poder fechar o ciclo da fiscalização na esfera administrativa de trânsito, que é promover a retirada de circulação do veículo irregular, mediante a remoção (guincho) e a guarda (pátio de apreensão), garantindo ao cidadão dentro do prazo legal previsto na lei a devida regularização, atacando bruscamente o sentimento de impunidade com a continuidade do cometimento de infrações de trânsito.

3 – Quanto a sincronização dos semáforos do centro, já tem alguma empresa licitada para fazer o serviço?

Resposta – O trabalho começou a ser executado no mês de Dezembro, devido a questão da pandemia tivemos um atraso no retorno das peças das controladoras semaforicas Kapusch, tendo parte delas chegado em Janeiro e em Fevereiro, quando foi possível, de fato, termos a SINCRONIZAÇÃO  SEMAFORICA tão desejada, através da ONDA VERDE, onde hoje o cidadão condutor, leva menos tempo parado em sinal para ir e voltar do trabalho, da escola, etc…

4 – Com relação ao pátio, já tem data para instalação?

Em relação ao Pátio de Apreensão do Município, aguardamos a apreciação da lei autorizativa da Câmara de Vereadores, para que seja dada celeridade por parte da equipe de licitação da Secretária de Administração, na elaboração do edital, onde constará a data do certame, na sequência, temos as demais fases legais a serem obedecidas, esperamos que nos próximos 6 meses, possamos começar a operar o pátio de apreensão.

Enquanto isso, caso o DETRAN conclua o deles que está adiantado, iremos operar inicialmente nele através do convênio que já temos firmado, até que o nosso pátio maior e perene fique pronto e apto a funcionar.

5 – A imprensa divulgou recentemente que os pardais voltarão a funcionar, quando eles serão implantados?

Resposta – O Termo de referência para implantação das lombadas e radares eletrônicos em Rondonópolis, inclusive com estudo técnico, já está em fase de elaboração de edital na Secretária de Administração, visando contratar a empresa que irá implantar e operar esta importante ferramenta de controle de velocidade, que coíbe alguns condutores, mais afoitos que insistem em achar que as vias urbanas são pistas de fórmula 1, e com isso acabam se envolvendo em acidentes, impactando negativamente os índices oficiais do setor de saúde, e da segurança pública. A intenção é que vencida a burocracia legal, ou seja, os prazos da licitação possamos emitir a ordem de serviço para que os trabalhos tenham início, e com isso somado ao pátio de apreensão e a realização das blitz’s da operação da lei seca, iremos reestabeler a lei e a ordem no trânsito de Rondonopolis.

6 – Sabemos que o senhor apanhou muito com relação a faixa elevada que foi implantada na avenida Bandeirantes, em frente ao supermercado Assaí. O que o senhor tem a dizer?

Resposta – Em relação a faixa elevada de frente ao ASSAI, é importante dizer: a) que na construção dela não foi investido dinheiro público; b) que a empresa privada que tinha obrigação junto a SETRAT, contratou a CODER para implanta-la, já que se trata de uma empresa de economia mista e legalmente pode fazer; c) que se aconteceu erro ou falha técnica durante a implantação, foi de quem estava executando e não da SETRAT, a nos cabia apenas fiscalizar e isso fora feito, tanto é que tiveram que fazer ajustes e adequações, até chegar no que hoje está. Quanto a questão das críticas, injustas por sinal,  é normal numa democracia desde que entoadas de maneira respeitosa isso nos ajuda a corrigir o prumo das nossas ações, direta ou indiretamente.

7 – Quais foram os avanços conseguidos sob sua administração?

Basta olhar a Avenida dos Estudantes, nos seguintes pontos:

  1. rotatória do Anel Viário, Vilage do Cerrado e entrada para o Cidade de Deus;
  2. Rotatória de entrada para o Parque São Jorge, inclusive prestes a receber o fluxo do Anel Viário e da nova ponte da Av. W-11 vindo da rodovia BR-364;
  3. rotatória da antiga Ciretran na entrada da Colina Verde e o Residencial Mariela;
  4. cruzamento da Av. Otaviano Muniz com a Lions Internacional, na os maiores avanços, foram na área de planejamento: reativação e funcionamento do Conselho Municipal de Transportes e Transito;
  1. firmamento de termo de cooperação técnica com o DETRAN MT na área de fiscalização;
  2. sincronização semaforica da região central, através da onda verde;
  3. retirada dos três tempos para dois tempos dos semáforos da Av. Lions Internacional com a Otavisno Muniz, reduzindo o enorme congestionamento nos horários de pico, principalmente nos finais de tarde;
  4. Mudança de preferencial da Av. Cafeilandia para Rua 13 de Maio, reduzindo as ocorrências de acidentes (faz cerca de dois meses, e nenhum registro feito);
  5. implantação de via de acesso no meio do canteiro na Rua Albânia no Jardim Europa, retirando escoando o fluxo viário …

8 – Quais são as maiores dificuldades que o senhor enfrenta, para tocar a Secretária de trânsito?

Resposta – As maiores dificuldades, são a falta de uma sede própria que nos possibilite oferecer uma prestação de serviço mais digna aos nossos servidores e aos usuários dos nossos serviços, para ter uma ideia, onde estamos hoje é uma residência alugada que possui apenas dois banheiros, sendo um masculino e o outro feminino, e detalhe, com apenas um vaso sanitário e pia em cada um deles.

O segundo ponto, é a falta de servidores especializados principalmente na área de engenharia, para a realização de estudos de viabilidade, com fins de fazer o levantamento de campo, tabular dados, analisar índices estáticos, visando nos dar respostas quanto a melhor solução a ser adotada ou pregada num determinado ponto ou via, visando organizar ou melhorar o fluxo.

Sabemos que as melhorias não acontecem da noite para o dia, como num passe de mágica, já avançamos na questão de recursos humanos no final do ano passado, quando o prefeito nos chamou e definiu pelo incremento de pessoas em nosso organograma, onde elaboramos a minuta de lei, que ele enviou para a Câmara Municipal tendo sido aprovado nas duas últimas sessões do ano de 2021, onde estamos agora na busca de promover junto ao prefeito, a lotação de tais cargos, inclusive com três engenheiros.

Quanto a questão do prédio, infelizmente estávamos trabalhando na perspectiva de conquistar o prédio onde hoje funciona o Ministério Público Estadual, que vai se mudar em Abril para próximo da Unic da Ary Coelho, recebemos a comunicação oficial da Secretaria de Governo, nos informando que o dito prédio será disponibilizado para abrigar a sede do PROCON. Diante disso, estamos articulando junto ao prefeito, o aluguel de um espaço maior amplo e confortável,  para que possamos nos instalar de maneira provisória, e com isso possamos promover a lotação dos novos cargos, que nos trará um ganho enorme no que tange a questão dos nossos planejamentos, organização e gestão dos nossos trabalhos. Para uma cidade do porte da nossa, que é polo, onde o trânsito não foi prioridade aos longo dos anos, só poderia chegar aonde chegou, com pontos da cidade impactados nos horários de pico, carecendo hoje da implantação de ferramentas de infraestrutura modernas, tais como: rotatórias, elevados, trincheiras e até viadutos.

9 – Para encerrar sua considerações finais

Resposta – Entendo e compreendo as críticas da sociedade, como disse o que vivemos hoje na mobilidade urbana é fruto do não planejamento e investimentos pretéritos, não temos a pretensão de dizer que vamos resolver isso da noite pro dia, porém temos a clareza de quais são as problemáticas e também a noção de como  mitigar e ou eliminar os problemas ora existentes, e estamos trabalhando focados nisso, e num tempo próximo os resultados maiores vão começar a aparecer, disso não tenho a menor dúvida.

Da redação

Fotos  Varlei Cordova e Internet

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