Polícia

Oficiais participam de instrução de sobrevivência policial para horários de folga


Neste mês de janeiro, a Polícia Militar realiza a 12º edição do Curso de Sobrevivência Policial, na sede do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), em Cuiabá. A capacitação busca instruir os policiais sobre como devem se portar e agir durante os momentos de folga do trabalho; períodos considerados mais vulneráveis aos agentes de segurança pública, já que as estatísticas apontam que agentes públicos de segurança morrem mais nestes períodos. 

O curso de sobrevivência policial é ministrado por instrutores do Bope. Treze oficiais (coronéis e tenentes- coronéis) da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e da Secretária de Estado de Segurança Pública (Sesp).

O treinamento submete os policiais a  passarem por simulações que podem ocorrer com o militar durante a folga, criando situações de estresse, para que ele possa saber lidar adequadamente com o momento crítico onde a única missão é sobreviver. 

Participante da 12º edição do curso, coronel Fábio Bastos, comandante do 8º Comando Regional de Juína, conta que a instrução é extremamente importante, ainda mais para os militares que atuam no interior do estado.  “Esse aprimoramento nos ensina técnicas que previnem possíveis ações contra a nossa vida nos momentos de descanso, lazer e salvam não só a vida do policial, mas da nossa família também porque enfrentamos os criminosos diariamente e de frente, o que nos deixa expostos a qualquer pessoa mal intencionada”, destaca o oficial.   

Técnicas simples de disparo aproximado que auxiliam o policial, oficinas com simulações em locais como lojas, farmácias onde o objetivo do meliante é praticar um roubo, por exemplo, fazem parte da carga horária do curso, como esclarece o instrutor tenente Victor Santos Feliciane. 

” Aqui ensinamos os policiais a sobreviver, desconstruimos técnicas de tiro convencionais, trazemos técnicas simples, que podem auxiliá-los nos horários de folga. Situações rotineiras são simuladas para que o militar possa sobreviver e não combater, porque ele não está de colete, sem seu parceiro de trabalho para apoiá-lo em situações de crise” conta o instrutor.

A PM por meio do curso de sobrevivência policial  capacitou em suas 12 edições mais 350 alunos. Em 2021 e a corporação segue capacitando profissionais, além dos 13 oficiais que seguem fazendo a instrução, nos dias 18 e 22 de janeiro, a Polícia Militar instruiu  27  profissionais da segurança pública como militares,  policiais federais e promotores de justiça. 

Fonte: PM MT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *