Autos e Motores

Os V8 brutos da Mercedes-Benz no Brasil

Entre os modelos de caminhões mais raros que trafegam pelas rodovias brasileiras, estão o Mercedes-Benz SK 2638 6×4 V8 e o SK 2038 V8, com poucas unidades ainda operantes.

Foram apenas cerca de 200 unidades do SK-2038 4×2 V8 e pouco menos de 50 unidades do SK-2638 6×4 V8, fabricadas na Alemanha e importadas na década de 90 para as concessionárias aqui do Brasil.

Compartilhando o mesmo motor, as versões SK2038 e SK2638 se diferenciam por conta da cabine e tração, sendo que o 2038 contava com cabine estendida, teto alto, com versão 4×2 e o 2635 apenas com cabine curta e teto baixo, com tração 6×4.

1/5 das unidades 2038 foram adquiridas pela real cargas e empregadas no transporte de cargas em geral. O modelo contava com 2.500 opcionais, por esse motivo, as versões existentes no Brasil, normalmente, possuem diferenças no interior.

Já as poucas unidades importadas do SK2638, foram compradas por usinas de cana de açúcar na região de São Paulo. Em sua maioria, os modelos foram empregados para tracionar carretas bitrem canavieiras.

Com redução planetária nos cubos e bloqueio de diferencial, o 2638 se adequava perfeitamente à operações mais complexas e que exigiam rusticidade do veículo.

Ambas as versões, contavam com câmbio manual de 16 marchas e motor de 8 cilindros em V, que gerava cerca de 381 cv.

Recentemente, a Página Mercedão Maromba, no instagram, fotografou um SK2638 puxando uma carreta rodotrem graneleira, compondo assim um conjunto 10 eixos. A foto foi tirada na cidade de Vera – Mato Grosso.

Fonte: Mercedão Maromba/Página

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *