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Porsche 597 Jagdwagen: Marca de esportivos também teve seu jipe militar

Após a Segunda Guerra Mundial, o exército alemão fez um requerimento para um veículo leve para deslocamento rápido e que tivesse características semelhantes às do americano Jeep, do britânico Land Rover e do Volkswagen Kübelwagen, produzido para a Wehrmacht durante a guerra.

Na mesma época, a Volkswagen já estudava um sucessor de seu Kübelwagen e que acabaria gerando o Tipo 181 nos anos 60. Também existia uma proposta da DKW com o modelo Munga, que acabaria sendo produzido na Alemanha e também no Brasil.Pensando nessa concorrência, a Porsche decidiu apostar na empreitada. Para atender ao exército germânico, a Porsche utilizou o chassi modificado com pouco mais de 2 metros de entre eixos e dotado de motor boxer a ar 1500 do esportivo 356.
Com 37 cv e 990 kg de peso, o veículo tinha câmbio manual de cinco marchas e opção de tração nas quatro rodas. Seu comprimento era de 3,7 metros e tinha a capacidade de enfrentar aclives de 65°, sendo essa uma vantagem importante, assim como simplicidade e robustez mecânica.
Porsche 597
Batizado de Porsche 597 Jagdwagen – nome que significa “caça carro” – o veículo não tinha portas e podia levar quatro soldados, tendo ainda linha de cintura alta e capota de lona retrátil. A suspensão era elevada e os pneus de uso off-road.Graças ao monocoque envolvente, o modelo podia flutuar e possui alguma capacidade anfíbia, aproximando-o do antigo Volkswagen Schwimmwagen. O para-brisa era basculante e o estepe ficava embutido no exterior do capô.
Na traseira, o escape saía por cima da carroceria e barras de proteção impediam que o motor fosse danificado durante a transposição de obstáculos profundos.Apesar da proposta parecer boa, a produção tinha custo elevado e a capacidade da Porsche de atender rapidamente o volume exigido pelo principal braço do Bundeswehr era limitada. Assim, o vencedor da licitação foi o DKW Munga.No entanto, a montadora conseguiu colocá-lo em produção, fabricando 71 exemplares entre 1955 e 1958, sendo que 49 foram para uso civil. Durante a produção, o motor 1500 foi substituído pelo 1600. Mesmo com o baixo volume, a empresa estudou uma versão maior e com mais derivados, mas o projeto foi cancelado.

Da redação

Foto: Internet

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