Profissionais da saúde de Rondonópolis recebem mais uma capacitação em vacina

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta semana mais uma capacitação em vacinas para os profissionais de saúde que atuam em Rondonópolis. A primeira etapa foi realizada na terça-feira (13) e a segunda etapa acontece neste sábado (17).

De acordo a enfermeira responsável pelo setor de vacinação, Cibelly Carvalho, estão presentes todos os trabalhadores da saúde envolvidos na vacinação, sendo das Unidades Básicas de Saúde, hospitais públicos e privados, Samu, nefrologia, ambulatórios, Ceadas, Unidades de Pronto Atendimento, laboratório e outros.

Na primeira etapa do curso de atualização foi ministrada parte teórica e prática sobre aplicação de vacinas e marcação no cartão de vacina. No segundo dia, os profissionais aprenderão a realizar a inserção de dados no sistema de informação do programa nacional de imunização referente à campanha nacional de vacinação contra influenza.

A atualização de conhecimentos é de suma importância, principalmente por haver duas grandes campanhas de vacinação em andamento em Rondonópolis, uma para imunizar contra o Covid-19 e outra contra gripe, precisando ter mais servidores para atuar na inserção dos dados no sistema do Ministério da Saúde como forma de transparência das ações municipais.

Rondonópolis iniciou na quarta-feira (14), a 23ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, recebendo do Governo Federal 8.400 doses destinadas aos trabalhadores da saúde da linha de frente, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto ou cesárea), indígenas e crianças de 6 meses até 1 ano, 11 meses e 29 dias. 

Há previsão de receber nova remessa de doses da vacina influenza trivalente na próxima semana permitindo estender a vacinação para as crianças entre dois e seis anos incompletos, consideradas grupo prioritário na primeira etapa da campanha. 

A segunda etapa inclui idosos com 60 anos ou mais e professores. A terceira etapa visa imunizar pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, Forças de Segurança e Salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Capacitações

A SMS no penúltimo final de semana do mês de março ministrou curso de capacitação para atualização dos profissionais.

Gcom

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *