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Renault Symbol: Pouco sucesso, mas deixou saudades entre os fãs.

A Renault trouxe o Symbol para o Brasil como uma alternativa para o mercado, oferecendo um carro mais moderno e barato ao segmento dos médios. O symbol estava pronto para isso. Bonito, confortável e com uma manutenção barata.

O novo modelo da fábrica francesa no Brasil, o Renault Symbol, veio para enfrentar uma concorrência prá lá de acirrada. Na época do seu lançamento, o mercado era dominado pelo Ford Fiesta Sedan, Volkswagen Voyage, Peugeot 207, Volkswagen Polo Sedan, Chevrolet Corsa sedan e Fiat Siena. E concorreria também com o seu irmão Renault Logan.

O Renault Symbol, vinha com um acabamento mais sofisticado, como uso de bons materiais no interior.

Em ambas as versões Symbol Expression e Symbol Privilège, vinham equipadas com itens como. Ar-condicionado, direção hidráulica assistida, vidros elétricos dianteiros, air- bags frontais, e volante com regulagem de altura, luz de neblina traseira, repetidor de seta nas laterais, travas elétricas e alarme. Na versão Privilège, eram acrescentados um computador de bordo, ar condicionado automático , retrovisores com regulagem elétrica, vidros traseiros elétricos, bancos revestidos em veludo, volante e pomo do câmbio revestidos em couro, rádio com MP3, comandos de rádio e computador de bordo no volante, faróis de neblina, rodas de liga leve de 15 polegadas e pneus 185/55.

A motorização escolhida para o Renault Symbol no mercado nacional foi o valente 1.6 litro com 16 válvulas flex com 115 cavalos com etanol e 16 kgfm de torque e 110 cavalos com gasolina e 15,2 kgfm de torque. Este motor atendeu bem o modelo enquanto fora vendido.

Aliado com a direção hidráulica, o Renault Symbol tinha um rodar bem macio para um sedan compacto. Ele deixou saudades entre os brasileiros admiradores da marca francesa.

Da redação

Fotos: Divulgação

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