Variedades

São Paulo: Itanhaém, usa drones para fiscalizar maus-tratos contra animais

Em um país com mais de 78 milhões de animais de estimação (entre cães e gatos), segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos Para Animais de Estimação (Abinpet), a necessidade de fiscalização de maus-tratos é urgente.

Por isso, a cidade de Itanhaém, município de 100 mil habitantes no litoral paulista, agora conta com drones para fiscalizar possíveis crimes contra os animais, tais como violência física, tortura e negligência.

Além de ajudar na fiscalização, os equipamentos recolherão imagens que podem ser usadas como provas nas investigações.

De acordo com a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente de Itanhaém, a inspeção ocorre por meio do Departamento de Proteção e Bem Estar Animal.

O drone chega para ajudar e intensificar a investigação de denúncias de maus-tratos a cães, gatos e outros pets. De quebra, ele possibilita maior agilidade ao trabalho dos fiscais.

Em cada policiamento, é possível confirmar atos de agressão (inclusive em flagrante) e negligência. Tudo é gravado para servir de prova futura em processos contra os agressores.

Além disso, o procedimento de resgate desses animais é mais ágil.

A Prefeitura de Itanhaém está em guerra contra os maus-tratos e abandono de animais. Recentemente, disponibilizou um espaço para denúncias no site oficial, que você pode conhecer clicando aqui.

 

Todas as informações são anônimas. Ao final do processo, será enviado um código de identificação para que o denunciante acompanhe o andamento das operações.

Quem comete qualquer tipo de crueldade contra os animais pode ser condenado a 2 a 5 anos de reclusão, multa e perda da guarda do animal.

Fonte: Olhar Animal
Fotos: Divulgação / Prefeitura de Itanhaém

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *