NacionalVariedades

Sucaneiro vai a Brasília entregar carta a Arthur Lira pedindo apoio a aprovação da PEC 101-2019.

O presidente da Comissão Nacional Sucaneiros do Brasil, Joel Vieira Barbosa, morador de Rondonópolis tem travado uma luta incansável para aprovar a PEC 101-2019 de autoria do Deputado Federal Mauro Nazif, criando o plano de saúde para os servidores que hoje ocupam os cargos de Agente de saúde ,Guardas de Endemias, Motoristas e condutores de Lanchas da extinta Superintendência de Campanhas de Saúde Pública -SUCAM, eles que foram cedidos aos municípios no fim da década 1990.
Joel, esteve com o presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira, no último dia 23 quando fez a entrega uma carta onde pede o apoio do parlamentar junto a CCJ, para que a PEC 101-2019 seja aprovada o mais rápido possível naquela casa de leis.

Na foto Joel e sua esposa se encontrando com Arthur Lira
Joel já fez outras visitas a Capital Federal, chegando a fala diretamente com o presidente Jair Bolsonaro, que se prontificou a auxiliar na aprovação da PEC 101.

Leia a íntegra da carta

Rio Branco-Acre, 07 de março de 2022.


Excelentíssimo Senhor
Dep. Federal Arthur Lira
MD. Presidente da Câmara Federal
Congresso Nacional
Brasília –DF

Senhor Presidente,

Estou recorrendo a V.Excia, solicitando através dessa Presidência o apoio para aprovação da PEC 101/2019 que tramita na CCJ, pelos graves motivos que passo a expor: Representando a Comissão Nacional Vítimas do DDT, dos agentes públicos federais da ex Sucam, que tiveram a obrigação e o privilégio em combater as doenças endêmicas que dizimavam a vida de milhares de brasileiros e que pela graça de Deus, tivemos a responsabilidade em salvar tantas vidas espalhadas por todo o país. Tínhamos a obrigação em dedetizar todas as residências das áreas endêmicas, semestralmente, e jamais tivemos algum equipamento (EPIs) que nos desse a devida proteção contra esse inseticida, comprovadamente, altamente tóxico para a vida animal e de todos os insetos e meio ambiente. O DDT foi usado no país por quatro décadas, período esse onde se observou que vários agentes públicos passam a sofrer sequelas de várias doenças, com centenas de óbitos, inclusive, com a média de idade precoce entre 54, 6 a 56,7 anos, com comprovação de resultados positivos de existência de DDT no sangue. Diariamente, se tem notícias de óbito de algum servidor intoxicado, existindo centenas de outros colegas acamados sem a devida assistência médica.
O Governo Federal, o patrão, através do Ministério da Saúde/Funasa, no decorrer desses anos, jamais tomou qualquer providência sobre essa situação. A partir de 1996, os servidores começaram a debater o problema, tendo sido realizada várias audiências públicas em muitos Estados, inclusive, nessa Câmara Federal, sem nenhum resultado concreto de assistência aos intoxicados ainda vivos.
Existe na CCJ dessa Câmara Federal, em tramitação, a PEC 101/2019, de autoria do De. Federal Mauro Nassif, que versa sobre oportunizar atendimento aos intoxicados pelo DDT, através de um PLANO DE SAÚDE, que vise melhor atendimento aos doentes pelo pesticida, que salvaram milhares de brasileiros, em detrimento da própria vida, pelo que vimos clamar a atenção de V. Excia para o devido encaminhamento e aprovação dessa PEC que virá trazer dignidade aos doentes ainda em vida, considerando-se que por mais que exista atendimento pelo SUS, se reconhece que não tem condições de um melhor atendimento aos intoxicados, que não têm condições financeiras em pagar um plano de saúde.
Já foram editadas algumas obras literárias sobre os intoxicados, mas, a que mais mostrou evidências de sua veracidade científica, até porque foi feita pesquisa em trabalho acadêmico, foi o livro VÍTIMAS DO DDT – um caso real, escrito por mim, ex servidor que fui e hoje também intoxicado, literatura esta que meu colega Joel Vieira Barbosa lhe entregou pessoalmente, para o conhecimento e melhor entendimento de V. Excelência, inclusive, com depoimento de vários servidores, estes mencionados no livro, que foram todos à óbitos.
Quando da peregrinação dos componentes da Comissão junto aos parlamentares federais, nesse Congresso, e em contato com V. Excia, se constatou sua disposição em estudar com atenção e carinho essa causa dos intoxicados pelo DDT, que nos leva a creditar e buscar em sua pessoa todo apoio
que se fizer necessário para que agentes públicos federais intoxicados e ainda em vida, possam merecer a aprovação desta PEC que permitirá o atendimento dos doentes através do Plano de Saúde, de forma que possamos morrer com mais dignidade.
Antecipamos agradecimentos por V. atenção ao pleito e nos colocamos à disposição para maiores esclarecimentos, inclusive, seria de grande valia se pudéssemos participar da Comissão de Análise do Mérito da PEC .

Atenciosamente
Emir Rodrigues de Mendonça
COMPONENTE DA COMISSÃO VÍTIMAS DO DDT
EMAIL – emir.mendonca@rotmail.com
Endereço: Av. Brasil, 628, B. Xavier Maia
Rio Branco-Acre CEP – 69903-018
Fone: 068.99986.8321 (watssap)


Veja vídeos


Da redação
Foto e vídeos acervo pessoal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *