Opinião

Tragédia anunciada: cabos de telefonia continuam pendurados e ninguém toma providência

Uma audiência pública que aconteceu em 16 de março do corrente ano, para discutir a retirada dos cabos de telefonia e de TV que foram abandonadas, pelas empresas operadoras em nossa cidade

A Claro, oi e Vivo se comprometeram a fazer a retirada das redes analógicas que foram substituídas por cabos óticos e ficaram penduradas nos postes de fiação elétrica e que por vezes já provocaram acidentes inclusive com morte.

Algum tempo depois o vereador Dr. Jonas Rodrigues, informou o site www.seubairrohoje a operadora vivo tinha começado a remoção dos cabos sob sua responsabilidade e que a mesma já havia retirado mais de 3,2 quilômetros de fios inservíveis, segundo ele, nenhuma outra operadora do setor informou se já havia começado a remoção dos fios de sua responsabilidade.

Vala lembrar que dessa audiência pública acontecida a mais de 7 meses, participaram empresa que atendem o setor telefônico e de TV a cabo, os vereadores, o Ministério Público Estadual e representantes da sociedade em geral. Nesta audiência ficou estabelecido que as empresas deveriam começar a retirada dos cabos no próximo mês.

Sete meses se passaram e até agora ficou o dito pelo não dito, os fios continuam lá.

Ao que parece a Vivo parou com o serviço de retirada da fiação de sua responsabilidade, as outra pelo jeito nem começaram a fazê-lo, pois os amontoados de cabos continuam pendurados pelos postes que são propriedade da distribuidora de energia a ENERGISA, que por sua vez cobra das empresas pelo uso dos mesmos.

Além de poluir o visual da cidade, estão se rompendo e provocando acidentes, colocando em risco de morte os condutores de veículos e transeuntes que circulam pelas vias da cidade, especialmente os condutores de motociclistas que vira e mexe estão se envolvendo em acidentes por conta desse emaranhado de fios soltos nas ruas. Há algum tempo foi registrado a morte de um motociclista que se enroscou em um desses cabos, o mesmo estava energizado o que provocou a morte condutor

Não só as empresas de telefonia, que são as donas desses cabos e consequentemente responsáveis por retirá-los quando desativados, a empresa distribuidora de energia ENERGISA que é dona e locatária dos postes também é responsável pela retirada dos mesmos.

Nesse tempo todo não se viu nenhuma ação do Ministério Público, nem da Câmara Municipal propositora da Audiência, em suma de nenhum órgão fiscalizador.

Enquanto isso, o cidadão pagador de impostos, fica à mercê de uma de possível e anunciada tragédia.

JC Garcia

Da editoria   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *