Nacional

Venda da Embraer para a Boeing Será formalizada em abril.

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou no último dia 27 (segunda –feira), a venda do controle acionário da divisão de aviação comercial da Embraer para a Boeing, esta decisão foi assinada por Alexandre Cordeiro Macedo, superintendente-geral do conselho.

A venda foi na forma de uma joint-venture, ou seja, uma aliança estratégica na qual a Boeing será detentora de 80% da principal geradora de caixa da Embraer, a empresa a brasileira ficará com os outros 20%.

“O Conselho” concluiu que a operação resultará em benefícios para a Embraer, que passará a ser um parceiro estratégico da Boeing. Assim a divisão que ficar na Embraer, a de aviação executiva e de defesa, terá maior cooperação tecnológica da Boeing”, informou Alexandre C. Monteiro, em comunicado à imprensa.

A Boeing, vai ficar com a produção de aeronaves comerciais com capacidade maior que 150 assentos, enquanto a Embraer ficará com a aviação executiva e de defesa. No início do ano passado, o governo Bolsonaro anunciou que havia permitido o negócio, no valor de mais de US$ 5,75 bilhões. Agora falta apenas a aprovação da União Europeia, Para a concretização do negócio, a resposta deverá sair até no fim de abril.

A Boeing, tem pressa, pois está amargando fortes prejuízos depois da queda de dois 737 Max, sua aeronave mais vendida no mundo. Com o controle acionário da Embraer nas mãos, e um trunfo como o modelo E 190 E2, a aeronave comercial mais vendida da Embraer,

Da redação

Foto Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *