Geral

Você já parou prá pensar na importância do trabalho de um catador?

Talvez na correria da cidade grande muitas pessoas não se dão conta do quanto é importante o trabalho do Catador, sim um trabalho tão importante que fez brilhar os olhos do ativista paulistano Mundano.

Em meados de 2007 ele passou a identificar nas carroças de catadores o suporte ideal para suas obras de protestos, que evidenciam contradições sociais e buscam despertar o papel de cada um na resolução de problemas coletivos.

Ao pintar nas carroças frases como: “Não buzine. Dê bom dia”, sua ideia era quebrar preconceitos e chamar atenção para aquele ser humano que passa o dia carregando uma carroça com os braços para recolher nossos resíduos. Além do mais, a carroça toda grafitada deixava o catador mais orgulhoso do próprio trabalho.

Não demorou para que o Mundano percebesse o tamanho do desafio a que ele tinha se proposto.
Para chegar em mais catadores era preciso mais artistas. Com mais carroças pintadas circulando pela cidade, a iniciativa começou a ganhar repercussão e em 2012 o Pimp My Carroça foi fundado.

Foto: Natalia Pilati

A primeira campanha de sucesso do Catarse – maior site de financiamento coletivo do país – possibilitou a edição n°01 do Pimp My Carroça, que ocupou o Vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo, no dia 3 de junho de 2012.

Para fortalecer as ações e ampliar as formas de captação de recursos, em 2016 foi criada a ONG Movimento de Pimpadores.

Em julho de 2017, foi lançado o Cataki, o app da reciclagem.

Desenvolvido pelo Pimp My Carroça, o Cataki é um aplicativo que quer aumentar dois fatores: a renda dos catadores e os índices de reciclagem do Brasil.

Foto: Natalia Pilati

Diante da falta de estrutura pública em relação a coleta seletiva nas cidades, o app foi criado para suprir a demanda das pessoas que querem reciclar e não encontram alternativas. “O Cataki chegou na hora certa. Por conta do aplicativo eu tenho mais de seis pontos fixos, o que facilita muito meu trabalho”, comenta Fabiana Silva, que trabalha como catadora há cerca de cinco anos e tira 100% do sustento da sua família com a venda de materiais recicláveis.

Disponível gratuitamente para download no Google Play e na Apple Store, o Cataki permite ao usuário chamar diretamente o catador ou catadora, sem nenhum intermediário: ele visualiza o perfil do profissional da reciclagem mais próximo e negocia a retirada e o pagamento pelo serviço. A ideia é aproximar – de maneira descomplicada – o gerador de resíduo com a pessoa que vai dar a destinação correta a esse material.

Hoje são aproximadamente 1.300 catadores cadastrados em cerca de 250 cidades brasileiras – São Paulo, Rio de Janeiro e Recife são as que possuem o maior número de cadastros. Concorrendo com outras duas mil iniciativas, em fevereiro de 2018, o Cataki foi escolhido como o melhor projeto de inovação tecnológica do mundo pelo prêmio de inovação digital Netexplo, entregue na sede da UNESCO, em Paris.

Como o Pimp My Carroça acredita na força da colaboração, o Cataki é um app desenvolvido em código aberto.

Reportagem: Vanessa Oliveira  

Foto Natália Pilati 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *