Autos e Motores

A pequena e brava Yamaha RD 135

A Yamaha RD 135 é uma motocicleta que marcou época no Brasil. O bom desempenho do seu pequeno motor de dois tempos com apenas 132 cm², fazia essa pequena motocicleta andasse lado a lado de motos com quase o dobro desta capacidade cúbica. A RD 135 surgiu em 1987, A reformulação que a Yamaha Motor do Brasil fez em seus modelos de baixa cilindradas, permaneceu à venda até 2000, este foi o último ano que a marca comercializou motos com motores 2T homologadas para rodar nas ruas por aqui.

A linha RD 135 era barata, de fácil manutenção e com uma performance assustadora, logo o modelo caiu na graça dos mais jovens, responsáveis pelo seu grande sucesso. Até hoje é muito procurada por aficionados pelo modelo.

A Irmã menor da esportiva RD 350, já nasceu, com vocação para acelerar, afinal RD significava Road Developed – desenvolvido para estradas, em tradução livre

Comparando com a antecessora, no visual as atualizações foram sutis, baseadas apenas em grafismos e cores. Assim, as principais evoluções eram mecânicas, sobretudo pelo aumento da cilindrada gerado pelo pistão que cresceu de 56 para 58 mm.

O modelo 135 ganhou uma versão ‘mais apimentada’ e com apelo esportivo, a RD135Z com novo escapamento e regulagem do carburador, modificações que possibilitavam ao modelo Z entregar 18 cv e 1,74 kgfm.

O modelo esportivo foi produzido apenas de 1990 a 1993, quando a Yamaha decidiu tirar ela de linha e manter apenas o modelo mais acessível e com melhor desempenho nas concessionárias.

O característico som estridente dos motores dois tempos e o consumo elevado, em comparação a motos da mesma cilindrada com motores de quatro tempos, O programa de controle de emissão de ruído e gases poluentes, fez com que a Yamaha aposentasse de vez o projeto.

Desta forma, a produção da RD 135 foi encerrada em 1999, já como modelo 2000, após 13 anos de mercado.

Autos & Motores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *