Do leitorGeral

ARL promove arrecadação e doação de livros

O professor e escritor Jerry Mill: “Conhecer quem produz e o que está sendo produzido por aqui é apenas o primeiro passo rumo a um setor literário mais pujante e criativo”.

Talvez você não saiba, mas, desde 2012, 14 de fevereiro é o Dia Internacional da Doação de Livros (International Book Giving Day, no original). O evento surgiu na Inglaterra e, graças à internet, logo ganhou novas versões em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Neste ano, a Academia Rondonopolitana de Letras (ARL) e parceiros irão promover a primeira edição do evento na cidade, em que estarão expostas diversas obras de autores nacionais e estrangeiros de renome, que poderão ser levadas gratuitamente pela população. O objetivo é fazer circular pelo menos 500 exemplares.

De acordo com o professor e escritor Jerry Mill, o evento vai ocorrer na agência do Ganha Tempo de Rondonópolis, localizada na Rua João Pessoa, 802, no Centro, onde funcionava a antiga rodoviária da cidade, na Quarta-feira de Cinzas, das 12h às 15h.

“Quero aqui agradecer publicamente a Rafaela Deveza, coordenadora da unidade no município, por atender tão prontamente a nossa solicitação e autorizar a nossa presença num espaço muito especial e estratégico”, disse.

PARCEIROS E VOLUNTÁRIOS

Além do próprio Ganha Tempo, Jerry Mill citou a livraria Center Livros como apoiadora da iniciativa, mas deixou claro que ainda há tempo para que outras empresas também possam se tornar parceiras.

Por outro lado, as pessoas interessadas em ser voluntárias antes, durante ou depois do evento devem procurar a comissão organizadora para formalizar esse desejo.

“Na verdade, pensando num futuro não muito distante, a nossa intenção é ter um banco de dados com os nomes de empresas e pessoas com quem nós poderemos contar, de forma direta ou indireta, em outras atividades culturais ligadas ao campo literário que nós pretendemos ter ou manter no nosso calendário anual”, revelou.

COMO DOAR

Segundo Jerry Mill, as pessoas que quiserem fazer suas doações de livros para o evento devem fazê-lo até o sábado, dia 10 de fevereiro, quando o material será então catalogado, totalizado e preparado para ser exposto.

As doações devem ser agendadas pelo WhatsApp 66 99979-2892 e as entregas feitas na sede da ALCAA (Associação Livre de Cultura Anglo-Americana), na Avenida Tiradentes, 2496, acima do jornal A TRIBUNA.

“No entanto, serão recolhidos somente livros paradidáticos, com ênfase em produções literárias consagradas, seja para o público infantil, jovem ou adulto. Em outras palavras, livros didáticos, apostilas e material religioso ou publicitário não serão recolhidos, por não serem a nossa prioridade”, ressaltou.

COMO VAI FUNCIONAR

O acervo obtido estará à disposição da população por três horas (das 12h às 15h), um período considerado razoável, pois ele irá contemplar inclusive as pessoas que só poderão ir ao local no horário do almoço. “Do contrário, basta a pessoa se planejar e passar rapidinho por lá. Certamente valerá muito a pena sair do alienante mundo virtual e mergulhar no mundo mágico dos livros”, disse.

A ACADEMIA

Fundada no dia 19 de novembro de 2013, a Academia Rondonopolitana de Letras (ARL) tem promovido diversos eventos e ações com a intenção de melhorar os índices de leitura e compreensão dos interessados, bem como divulgado o trabalho dos escritores da cidade e região, sejam eles membros da entidade ou não.

“É preciso que a nossa comunidade compreenda a importância de valorizar a leitura e a literatura não apenas no discurso, mas principalmente na prática. Conhecer quem produz e o que está sendo produzido por aqui é apenas o primeiro passo rumo a um setor literário mais pujante e criativo. Não podemos continuar com a ideia de que investir em educação e cultura é um dever apenas dos governantes. Acima de tudo, trata-se de um direito de todo cidadão”, completou.

A Gazeta

Foto: Arquivo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *